Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal e o município espanhol de Moraleja assinaram um protocolo de colaboração económica e cultural que inclui a organização da Feira Raiana.
A Câmara Municipal e o município espanhol de Moraleja assinaram um protocolo de colaboração económica e cultural que inclui a organização da Feira Raiana.
A iniciativa, que este ano acontece de 13 a 16 de setembro em Moraleja e é dedicada ao tema 'Produtos da Terra', passa a realizar-se alternadamente entre este dois municípios, conforme definido hoje na cerimónia em Idanha-a-Nova.
Segundo o alcaide Pedro Caselles Medina, "há uma grande expectativa, porque a feira, que vai na 16.ª edição, não acontece em Espanha há sete anos".
A edição deste ano terá como destaque a promoção dos produtos da terra e, de acordo com o autarca de Moraleja, "vai congregar mais de uma centena de expositores de ambos os lados da raia, numa área de dez mil metros quadrados".
O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha, lembrou que "foi o concelho português a lançar o repto a Espanha" e disse que pela primeira vez na história da feira notou “um forte interesse da Junta de Extremadura na organização".
"Há muitos programas comunitários que dependem daquilo que são muitas vezes as nossa relações pessoais e é importantes estarmos unidos para que as coisas sejam mais fáceis de resolver", afirmou o autarca na apresentação.
A inauguração da feira ocorre no dia 13, às 10:00, hora portuguesa, e a iniciativa envolve desde um encontro de empresários e um colóquio sobre agricultura a atuações musicais, contando com espaços de restauração.
Na noite de sexta-feira há um espetáculo que junta fados e sevilhanas e no sábado a localidade espanhola é visitada pela Confraria Gastronómica do Bacalhau, de Ílhavo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet