Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de setembro de 2012

Distrito : GNR deteve 3 suspeitos de vários crimes, nomeadamente furto qualificado

Por: Diario Digital Castelo Branco

Na sequência de investigações conduzidas nos últimos dias pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR do Fundão com a colaboração do NIC da GNR de Idanha-a-Nova, no dia 6 de Setembro de 2012, foram detidos em Pedrógão de São Pedro (Penamacor) três indivíduos, um de 54, um de 33 anos e outro de idade desconhecida.

Na sequência de investigações conduzidas nos últimos dias pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR do Fundão com a colaboração do NIC da GNR de Idanha-a-Nova, no dia 6 de Setembro de 2012, foram detidos em Pedrógão de São Pedro (Penamacor) três indivíduos, um de 54, um de 33 anos e outro de idade desconhecida.

Estes indivíduos são suspeitos da prática nos últimos meses de numerosos crimes de introdução em lugar vedado ao público, dano em propriedade privada e furto qualificado de todo género de artigos, agrícola, de construção civil, elétrico, de ferragens, em quintas e hortas dos concelhos do Fundão, Penamacor e Idanha-a-Nova.

Os indivíduos supostamente aproveitariam os momentos em que os proprietários estavam ausentes, essencialmente as horas de maior calor, para arrombarem portões e cercas e introduzirem-se nas propriedades, onde furtavam tudo o que podiam encontrar. Suspeita-se que alguns locais terão sido alvo dos furtos duas vezes em pouco espaço de tempo, tendo grande parte das vezes o valor dos materiais furtados atingido a ordem dos milhares de euros.

As detenções foram efetuadas num local ermo e isolado, no interior de um eucaliptal, onde os suspeitos estavam acampados ao ar livre, sem que para isso dispusessem de qualquer tenda ou estrutura de apoio, mas que lhes ofereciam todas as hipóteses de fuga, caso fossem abordados pelas autoridades.

No interior da mata foi encontrado muito material de origem ilícita, que se encontrava espalhado, escondido e dissimulado entre a vegetação. Foram ainda encontradas nesse local duas viaturas de mercadorias, que serviam para o transporte do material furtado. Uma delas tinha a matrícula cancelada, pelo que já não deveria estarem circulação.

Além das duas viaturas, foi apreendido material tão diverso, como dinheiro, bicicletas, pneus, jantes, geradores, rebarbadoras, martelos pneumáticos, aparelhos de soldar, baterias, tubos em ferro, rolos de arame farpado, cabos, fios e extensões elétricas, fios de cobre, ferramentas, botijas de gás, antenas de televisão, dvd’s, leitor de dvd’s, canas de pesca, geleiras, cadeiras, chamarizes de pássaros, rodas de carros de bois, chocalhos, arreios de animais, aspersores de rega, balanças, sacas de batatas, de milho e de ração, etc. As viaturas eram conduzidas por um dos indivíduos, que não possuía habilitação legal para conduzir veículos motorizados.

Dois dos suspeitos tinham antecedentes criminais e estavam a ser procurados noutros tribunais, no âmbito de processos que ali correm termos contra eles. Nos dias 7 e 8 de Setembro, os indivíduos detidos foram presentes no Tribunal Judicial do Fundão, onde foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial, tendo a dois deles sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

A operação contou com a participação de cerca de 20 militares do Destacamento Territorial da GNR do Fundão.
 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!