Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Três hospitais da Beira Interior, em Castelo Branco, Covilhã e Guarda, querem criar consórcios para formar mais médicos e recebem hoje o apoio de deputados do PSD eleitos pelo círculo distrital albicastrense.
Três hospitais da Beira Interior, em Castelo Branco, Covilhã e Guarda, querem criar consórcios para formar mais médicos e recebem hoje o apoio de deputados do PSD eleitos pelo círculo distrital albicastrense.
Carlos São Martinho e Costa Neves vão reunir-se com a administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã, no âmbito de um dia de encontros com entidades do distrito.
Os deputados prometem apoiar a pretensão das unidades de terem mais vagas de internato, fase de estágio após finalização do curso de medicina, em que os médicos definem a sua especialização.
A medida é apontada como fator chave "para fixar mais médicos no interior", nomeadamente entre os que são formados no curso de Medicina, na Covilhã.
O fator que determina a abertura de vagas de internato "é o número de especialistas" nas unidades de saúde, sendo que Castelo Branco, Covilhã e Guarda têm carências nalgumas especialidades.
O problema pode ser resolvido se os três hospitais se unirem em consórcios específicos para o efeito, destacou o presidente do conselho de administração do CHCB, Miguel Castelo Branco.
O que está "proposto" e em "fase de análise" pela Comissão Nacional de Internato Médico consiste em "criar área alargadas, englobando os três hospitais", permitindo inclusive que haja "mais tempo de formação" de especialistas.
Segundo Miguel Castelo Branco, "interessados não faltam" e "há interesse nacional em que haja mais formação para responder às necessidades".
O responsável acredita que a intervenção dos deputados pode ajudar a destacar o tema e a agilizar as alterações legislativas que possam vir a ser necessárias para aumentar as vagas de internato.
Entre 2008 (ano em que os primeiros médicos formados na Universidade da Beira Interior) iniciaram o internato e setembro de 2011, houve 69 vagas abertas nos hospitais da Covilhã, Guarda e Castelo Branco para candidatos de todo o país.
No mesmo período foram formados 240 médicos na faculdade da Beira Interior e só 11 conseguiram ficar a aprender uma especialidade na região.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet