Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Governo e a Câmara de Castelo Branco estão a procurar fixar na cidade um investimento no setor da aeronáutica, disse hoje o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.
O Governo e a Câmara de Castelo Branco estão a procurar fixar nesta cidade um investimento no setor da aeronáutica, disse hoje o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.
Segundo referiu, trata-se de um investimento "importante no desenvolvimento do ‘cluster’ aeronáutico nacional" e está a desenvolver-se trabalho para "tentar assegurar que se localize em Portugal e a oportunidade é que venha para Castelo Branco".
O secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação falava na cidade, após a sessão de arranque de um curso de formação de inspetores da ASAE.
O assunto acabou por vir a público quando o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, no final de um discurso, agradeceu o envolvimento do governante naquele projeto.
Questionado pela agência Lusa, Carlos Oliveira recusou-se a adiantar mais pormenores sobre o investimento, por ainda não passar de uma hipótese em que "a palavra final será sempre do promotor".
A concretizar-se, admitiu "a probabilidade, com grande grau de certeza", de se localizar em Castelo Branco, dada que já ali existe uma delegação do Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ).
"A existência de investimento do ISQ permite que haja já massa crítica para que o projeto, a acontecer, venha para esta região", afirmou o governante.
O assunto envolve "o Governo, a câmara e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC)", empenhados em "tentar encontrar soluções para que essa oportunidade se localize em Castelo Branco".
O dossier deverá ficar encerrado "o mais brevemente possível", concluiu.
O ISQ tem em funcionamento em Castelo Branco o Laboratório de Ensaios Termodinâmicos (Labet), que está a desenvolver três projetos para a Agência Espacial Europeia.
Os projetos visam testar materiais para naves espaciais e foguetões.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet