Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 24 de setembro de 2012

V. Velha de Rodão: Biblioteca Municipal leva poesia a mais de quatro centenas de pessoas

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins decidiu oferecer poesia à população do concelho por ocasião do seu quarto aniversário. Para tal, contou com a colaboração de muitos apreciadores deste género literário e também do apoio de particulares, associações, empresas e instituições locais.

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins decidiu oferecer poesia à população do concelho por ocasião do seu quarto aniversário. Para tal, contou com a colaboração de muitos apreciadores deste género literário (escritores, atores, editores e leitores) e também do apoio de particulares, associações, empresas e instituições locais.

Os escritores Jaime Rocha, Margarida Vale de Gato e José Mário Silva, antes de se deslocarem à aldeia da Foz do Cobrão onde iniciaram a sua residência literária na Casa da Meia Encosta e na Casa do Cerro, visitaram a Biblioteca Municipal José Baptista Martins, organizadora do evento «Poesia, um dia».

No dia 16, em Foz do Cobrão, os escritores que aí se encontravam em residência, deslocaram-se ao Centro de Interpretação da aldeia para apresentarem as reflexões e os textos produzidos no dia anterior. Perante uma plateia interessada, os escritores discorreram acerca da escrita da poesia e da sua intertextualidade e da metodologia que utilizaram na residência para criar textos a partir de outros já existentes. Depois de um momento de diálogo com o público, os autores leram o poema conjunto que produziram, inspirados na realidade do país.

 

Poema ingénuo comprometido

15 de setembro 2012

O que é um país à procura de futuro?

Coitado de um país que procura um futuro

e só encontra muros e cinza.

 

Um país sem luz, sem geografia,

com uma mágoa metida no tronco.

Um país doente que rói os ossos

e bebe água por um tubo pequeno.

Um país invadido por um deserto,

sem palavras, um país final.

 

O que é um país à procura de futuro?

Um país que se levanta inteiro

numa tarde quente.

 

Jaime Rocha, Margarida Vale de Gato, José Mário Silva

Texto escrito na Residência Literária da Foz do Cobrão

Poesia, um dia. BMJBM 2012

 

 

O mesmo poema, sob a forma de postal, ilustrado por Teodora Boneva e Elisa Aragão, foi distribuído aos participantes nas atividades do dia 19, e é agora disponibilizado ao público em geral através dos meios de comunicação social.

O dia 19 reuniu mais de quatrocentas pessoas em torno de ações de promoção da poesia como espetáculos, exposições, itinerâncias de leitura, feira do livro e outras que produziram o efeito desejado: Ródão foi, durante o evento «Poesia, um dia», um território poético e os que nele vivem foram levados, pela voz dos poetas, a tempos e lugares de esperança e emoção.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!