Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 27 de setembro de 2012

Beira Interior Sul: Incentivos às empresas reabertos dentro de duas semanas- Presidente da CCDRC

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anuncia, em Castelo Branco, que os sistemas de incentivos para empresas, congelados no âmbito da reprogramação do QREN, serão reabertos dentro de duas semanas."Significa que por cada 10 euros aprovados, oito já foram aplicados", disse Pedro Saraiva.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anuncia, em Castelo Branco, que os sistemas de incentivos para empresas, congelados no âmbito da reprogramação do QREN, serão reabertos dentro de duas semanas.

"Dentro de duas semanas todos os sistemas de incentivos para empresas vão estar novamente reabertos", garantiu o presidente da CCDRC, Pedro Saraiva, durante a sessão de apresentação de um estudo sobre os investimentos no âmbito do QREN( Quadro de Referência Estratégico Nacional)na Beira Interior Sul.

"Todo o tipo de beneficiários do setor empresarial, que queiram apostar nas áreas de investigação, desenvolvimento, inovação ou internacionalização, têm possibilidade de o fazer”, afirmou Pedro Saraiva, garantindo que estes só acabarão quando “acabar o dinheiro".

O responsável apelou ainda à preparação de boas candidaturas e à apresentação atempada das mesmas, para que possam ser analisadas rapidamente.

A região Centro distribuiu em setembro 40 milhões de euros no âmbito dos vários programas do QREN, com a reprogramação a permitir um aumento da taxa de comparticipação de 80 para 85 por cento, não aplicável, no entanto, a todos o tipo de projetos.

"Nós estamos a injetar por via deste reajuste, num prazo muito curto, um total de quase 90 milhões de euros nos agentes da região. E só neste mês 40 milhões reverteram a favor das autarquias e outras entidades", referiu Pedro Saraiva.

O presidente da CCDRC destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos municípios e empresas da Beira Interior Sul, que abrange os concelhos de Castelo Branco, Penamacor, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Até 30 de junho deste ano já tinham sido aprovados cerca de 90 milhões de euros para estes municípios, entre programas regionais e nacionais.

Das 12 unidades territoriais que existem na região centro do país, a da Beira Interior Sul é a que apresenta a maior taxa de execução de fundos do QREN, com valores acima dos 80 por cento.

"Significa que por cada 10 euros aprovados, oito já foram aplicados", disse Pedro Saraiva.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!