Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 31 de março de 2010

Enfermeiros continuam no CODU até "nova avaliação técnica" - secretário de Estado

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O secretário de Estado adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje que os enfermeiros vão permanecer no Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM até "nova avaliação técnica". O secretário de Estado adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje que os enfermeiros vão permanecer no Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM até "nova avaliação técnica".

"Não vai haver falhas destes profissionais no CODU", reiterou Manuel Pizarro, que se escusou a avançar quando será feita nova avaliação técnica.

Confrontada com esta afirmação do secretário de Estado, a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar disse que já não havia escala de enfermeiros no CODU a partir das 24:00 de hoje e que os enfermeiros só vão voltar a prestar serviço no CODU a partir das 08:00 de quinta feira.

"Os enfermeiros foram dispensados verbalmente pelo INEM, mas agora estão a ser chamados para regressar ao serviço depois da decisão do secretário de Estado", disse José Gomes, dirigente da APEEPH.

A Ordem dos Enfermeiros manifestou-se na terça feira contra a “degradação que se está a verificar no acompanhamento e encaminhamento dos meios de socorro pré hospitalar, após a decisão de afastar os enfermeiros dos CODU”.

A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar vai reunir-se no dia 05 de abril em Coimbra com outras organizações representativas dos enfermeiros, como os sindicatos, para prepararem o encontro que vão ter no dia seguinte no Ministério da Saúde para analisar a questão do serviço prestado por estes profissionais no CODU.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!