Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O anúncio foi feito na Assembleia da República, pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, numa audição da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, onde esteve presente também a ministra Gabriela Canavilhas.
O Ministério da Cultura anunciou hoje que está em conversações com a câmara municipal de Castelo Branco para a saída do museu integrado na rede nacional, no âmbito do plano estratégico em curso.O anúncio foi feito na Assembleia da República, pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, numa audição da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, onde esteve presente também a ministra Gabriela Canavilhas.
Em janeiro, quando foi tornado público o Planeamento Estratégico do Instituto dos Museus e da Conservação inserido no plano "Museus para o Séc. XXI", o Ministério da Cultura anunciara que tinha a intenção de passar para a tutela municipal alguns museus da rede nacional que tivessem características locais.
O Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, foi o primeiro com que o Ministério da Cultura disse na altura estar a desenvolver conversações para sair da rede de uma forma faseada, e assente num contrato-programa de apoio.
Hoje, no Parlamento, o secretário de Estado referiu que estão a decorrer negociações no mesmo sentido com o município de Castelo Branco sobre o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, e com a Nazaré, sobre o Museu Dr. Joaquim Manso.
O museu de Castelo Branco que este ano comemora o 1º centenário, alberga uma coleção arqueológica, arte antiga do Paço Episcopal e uma coleção de colchas com o bordado de Castelo Branco.
O Museu da Nazaré possui um acervo de etnografia marítima, com embarcações e apetrechos de pesca, pintura, escultura e fotografia.
Elísio Summavielle sublinhou que a saída dos museus da rede nacional "não significa um abandono" daquelas entidades, e que "os contratos-programa que estão a ser delineados têm como objetivo a valorização" dos projetos.
"A transferência será feita de forma faseada", apontou o responsável.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet