Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Brisa, maior concessionária de auto-estradas nacionais, vai estudar a possibilidade de disponibilizar a oferta de combustíveis de baixo custo nas auto-estradas que explora, segundo fonte oficial da empresa.
A Brisa, maior concessionária de auto-estradas nacionais, vai estudar a possibilidade de disponibilizar a oferta de combustíveis de baixo custo nas auto-estradas que explora, segundo fonte oficial da empresa.
A oportunidade, segundo o jornal i desta quarta-feira, vai surgir em 2015 quando terminam alguns dos contratos de concessão da exploração de áreas de serviços em algumas das auto-estradas mais movimentadas a nível nacional.
Nesta situação estão postos de abastecimento nas auto-estradas do Norte (A1), Sul (A2), A3 (Porto/Valença) e A5 (Lisboa/Cascais), entre outras.
A ideia é que passe a existir uma oferta de combustíveis de baixo custo nas auto-estradas até como forma de atrair o tráfego. Ainda não há qualquer plano, nem sequer está decidido se essa oferta seria assegurada por terceiros ou com o envolvimento da própria Brisa.
Este objectivo vai de encontro à proposta feita pela Autoridade da Concorrência (AdC) no sentido de abrir o mercado da exploração de combustíveis nas auto- estrada a outros operadores, além das quatro maiores petrolíferas a operar no mercado nacional (Galp, BP, Repsol e Cepsa).
No relatório sobre a introdução de painéis de preços nas auto-estradas, de Julho deste ano, o regulador apela mesmo às empresas de distribuição, que já detêm a maior fatia do volume de vendas no retalho, que entrem neste segmento da venda de combustíveis, caracterizado por oferta concentrada, monopolista em algumas auto-estradas, e com preços mais altos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet