Por: Diario Digital Castelo Branco
A Escola Superior de Educação apresenta, na próxima terça-feira, dia 7 de maio, a obra "O Tejo: virtuosismo das suas águas e gentes" , da autoria da professora Lurdes Cardoso.
A Escola Superior de Educação apresenta, na próxima terça-feira, dia 7 de maio, pelas 16h00, a obra "O Tejo: virtuosismo das suas águas e gentes" , da autoria da professora Lurdes Cardoso.
O livro constitui uma forma de enriquecer o conhecimento do passado, constituindo um precioso contributo para reavivar a memória de um tempo irrepetível das gentes e povoações ribeirinhas.
Atendendo à extensão do rio Tejo, algumas zonas abrangidas no estudo são as do Geopark Naturtejo e as do Estuário do Tejo, tendo como objetivo promover a defesa e a divulgação dos patrimónios culturais locais, com recurso a testemunhos, poemas, fotografias, pinturas e desenhos originais.
O Prefácio é de Graça Batista e o contributo para uma leitura de Lurdes Barata, estando o livro organizado em três partes: “As águas do Tejo como fonte terapêutica e sagrada, como fonte de energia e como fonte de união".
De recordar que a professora Lurdes Cardoso foi, durante mais de duas décadas, docente da Escola Superior de Educação, tendo-se aposentado em 2009.
A autora lançou recentemente as seguintes obras “Os nossos médicos (V.V. Ródão, 1883-1983) ” e “ Assistência em Vila Velha de Ródão: elementos para a sua história”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet