Por: Diario Digital Castelo Branco
O Grupo de Percussão da Beira Interior gravou este passado fim-de-semana um novo CD denominado Suite Espanhola.
O Grupo de Percussão da Beira Interior gravou este passado fim-de-semana um novo CD denominado Suite Espanhola. Esta obra de cariz pedagógica, foi composta por Luis Cipriano e é composta por 8 andamentos tendo como solistas um Glokenspiel e um Xilofone Soprano secundados por um Tutti com mais oito instrumentos de lâminas.
Baseada em muito na cultura andaluza, as castanholas estão presentes em todos os andamentos havendo a característica de no sexto andamento ser utilizado o canjon, instrumento de tradição cigana. Toda a obra evoca as características musicais desta região espanhola havendo por vezes alguma influência árabe o que não espanta pois o nome original desta região é Al Andaluz vindo da ocupação árabe que deixou de forma muita acentuada as suas influências na músicas.
Mesmo sendo uma suite, muitos dos seus andamentos têm a forma sonata muito utilizada na composição de concertos para um ou mais solistas.
O lançamento do CD está previsto para setembro, assinalando a abertura do novo ano escolar.
Também em setembro, será gravado um novo CD intitulado “Músicas do Mundo” e que passará por temas oriundos dos vários continentes sendo um CD que se pretende também com objetivos didáticos. Este CD será lançado no mês de Dezembro com dois concertos em Lisboa e no Porto.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet