Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 10 de setembro de 2013

Idanha-a-Nova: Peregrinos enchem Monsanto na visita ao Santuário da Senhora da Azenha

Por: Diario Digital Castelo Branco

As festas em honra de Nossa Senhora d'Azenha, uma das maiores e mais genuínas romarias do concelho de Idanha-a-Nova, receberam milhares devotos, durante o passado fim de semana.

 

As festas em honra de Nossa Senhora d'Azenha, uma das maiores e mais genuínas romarias do concelho de Idanha-a-Nova, receberam milhares devotos, durante o passado fim de semana.

A peregrinação da manhã de domingo, que percorreu os oito quilómetros que separam a Igreja Matriz de Monsanto do Santuário da Senhora da Azenha, foi um dos momentos mais participados das festividades. Largas centenas de romeiros desceram do alto da aldeia histórica de Monsanto, encosta abaixo, por um caminho pedestre ladeado pelo riquíssimo património natural e edificado da região.

O emblemático baluarte de Monsanto, os lugares de Devesa, Torre e Lagar d'Água foram alguns dos pontos de assinalável valor paisagístico e cultural percorridos pelos devotos, que carregavam a imagem da Senhora da Azenha.

Esta rota pedestre encontra-se sinalizada e pode ser percorrida durante todo o ano. Foi o que fizeram um grupo de 50 pessoas que, neste mesmo dia, acompanharam os romeiros na sua devoção, participando no percurso pedestre “Romaria da Sra. Da Azenha”, organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Uma missa campal aguardava os peregrinos, no santuário, onde se realizou também a tradicional procissão até à Capela de Nossa Senhora da Azenha, destino da última romaria do ciclo festivo anual da região.

A tarde prosseguiu com muita animação, dinamizada por atuações dos Amigos da Concertina, o grupo da Associação Cultural e Recreativa “As Palmeiras”, em Castelo Branco, e dos Ranchos Folclóricos de Monsanto e Penha Garcia.

Refira-se que, durante as festas, foi organizado um almoço que permitiu recolher fundos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-A-Nova

Ao apoiar festividades tradicionais nas freguesias, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova pretende contribuir para a preservação de celebrações genuínas e centenárias, fundamentais para a autoestima das populações e na conservação da identidade cultural do concelho.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!