Por: Diario Digital Castelo Branco
Cerca de meia centena de estudantes e profissionais participaram durante uma semana no SCENA 2013 - Encontros Internacionais de Cenografia, que decorreu em Idanha-a-Nova de 21 a 27 deste mês.
Cerca de meia centena de estudantes e profissionais participaram durante uma semana no SCENA 2013 - Encontros Internacionais de Cenografia, que decorreu em Idanha-a-Nova de 21 a 27 deste mês.
Ao longo destes dias, o concelho foi palco de momentos de diálogo e partilha entre mestres e discípulos, com a presença de nomes de grande prestígio como José Manuel Castanheira (Faculdade Arquitectura de Lisboa-UTL), Anna Kontek (figurinista da Finlândia), Jesus Acevedo (empresa Sfumato em Valência, Espanha), Isabel Sabino (Faculdade de Belas-Artes de Lisboa) e Malgorzata Zak (figurinista da Polónia).
O evento propôs dois workshops, um de pintura cenográfica e outro de figurinos de papel, que tiveram lugar na aldeia de Idanha-a-Velha, e envolveu ainda visitas pelo concelho.
Segundo o cenógrafo José Manuel Castanheira, diretor artístico do SCENA, o concelho de Idanha-a-Nova revelou-se o local ideal para “aliar as artes tradicionais, que urge preservar, às novas linguagens artísticas”.
“Como beirão que sou [natural de Castelo Branco], conheço bem a riqueza das tradições desta região e quisemos incorporá-las nos trabalhos que os participantes realizam nos workshops”, refere José Manuel Castanheira. O professor e cenógrafo dá como exemplo a confeção de figurinos a partir da tradição das bonecas e flores de papel usadas nas festas da Aldeia de Santa Margarida e da Senhora do Almortão.
A escolha de Idanha-a-Nova para acolher o encontro de cenografia também valoriza o concelho com a presença de figuras importantes das indústrias criativas. O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, sublinha que esta é uma área em que o município tem vindo a apostar. “Temos sido sensíveis à necessidade de dinamizar as indústrias criativas e este evento reforça a notoriedade de Idanha-a-Nova no contexto nacional e internacional, neste âmbito”, referiu. Com esta aposta trazemos ao território fluxos de pessoas, mas também fluxos económicos e culturais”.
O workshop sobre pintura cenográfica, a partir de tela original de Isabel Sabino, foi dirigido por Jesus Acevedo e contou com Isabel Sabino, José Manuel Castanheira, João Pernão (Associação Portuguesa da Cor), Marina Arnal Ferrándiz (Associação Portuguesa de Cenografia) e Paulo Oliveira (ScenaLisboa).
O workshop sobre figurinos de papel contou com Anna Kontek, Malgorzata Zak e Brígida Ribeiros (ESART).
Entre os mais de 40 estudantes inscritos constam jovens portugueses, espanhóis e polacos, alunos de cursos de arquitetura, cenografia, design, pintura, escultura e outras disciplinas artísticas.
A cerimónia de entrega dos diplomas dos workshops acontece durante a jornada de conferências “Metamorfoses da Cenografia”, dia 16 de novembro, no auditório da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet