Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 25 de novembro de 2013

Castelo Branco: Exposição “DA BEIRA COM AMOR” em Alcains no Museu do Canteiro

Por: Diario Digital Castelo Branco

No passado sábado o Museu do Canteiro inaugurou mais uma exposição dedicado à representação da natividade. “DA BEIRA COM AMOR…” é o título da exposição deste ano que conta já com a sua 8.ª edição.

No passado sábado o Museu do Canteiro inaugurou mais uma exposição dedicado à representação da natividade. “DA BEIRA COM AMOR…” é o título da exposição deste ano que conta já com a sua 8.ª edição.

O Admistrador da ALBIGEC, João Carvalhinho, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Museu do Canteiro ao longo destes 8 anos. O Museu do Canteiro conta desde a sua primeira edição com os presépios, sempre diferentes, de Francisco Elias. Mas, o Museu do Canteiro tem sabido manter outras parcerias, que são sempre uma mais-valia, nomeadamente, com a APPACDM do Fundão e com a Casa da Lagariça. Por outro lado, as exposições têm sempre novidades. Este ano, a exposição conta com parte da coleção de presépios de Lucilia Bento, com presépios do Horácio Jorge e com um presépio de mais de 3 toneladas à entrada do Museu do Canteiro. Este presépio de granito que contou com a criatividade do proprietário da Leitaria do Largo, Jorge Silva, foi concebido pela Fonseca & Dias.

A Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Cristina Granada, conheceu todas as edições desta exposição. Esta é a primeira enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Alcains. Como alcainense sente muito orgulho no Museu do Canteiro. É sempre com muito prazer que vem ao Museu do Canteiro conhecer as novas exposições temporárias. Mas a quadra que se aproxima torna quase obrigatória uma visita a esta exposição. Os presépios, devem ser vistos não tanto pelo seu carácter religioso mas pelo que representam: a família. Elogiou o dinamismo e criatividade mostrada pelo empresário alcainense Jorge Silva da Leitaria do Largo e de como é importante valorizar estes esforços.

Francisco Elias lembrou a importância da mensagem transmitida pelo presépio e como a representação da natividade sofreu alterações ao longo dos anos. Para além das variações regionais, hoje em dia é interessante verificar como o próprio presépio é representado de forma diferente. Referindo, como exemplo, os presépios da Ana Almeida, da Casa da Lagariça, que introduz os avós nessa representação. Noutros é o pai que dà colo ao bébé. Os animais são presença assídua nessas representações. Sinais dos tempos moderno.

Francisco Elias referiu, ainda, como tem todo o gosto em ceder os presépios ao Museu do Canteiro, “que trata de musealizar os presépios e tirar-lhes o pó”. Apesar de já expor há 8 anos, já tem presépios para expor para o ano.

A artista Ana Almeida da Casa da Lagariça para comemorar a 8.ª edição desenvolveu 8 presépios diferentes aos que nos habituou. Apostou no conceito de “família moderna” e introduziu novos materiais e cores. Para além da Ana Almeida, a Casa da Lagariça trouxe algumas novidades do Pedro Rio Bom e da Sara Pereira do Fundão.

A Loja do Museu do Canteiro conta com outros nomes como João Robalo e Salete Afonso do Ateliê das Artes, da “Mimar o Mundo” de Castelo Branco e da Pêpa.

A loja gourmet tem o patrocinio da Leitaria do Largo de Alcains.

A exposição poderá ser vista até ao próximo dia 6 de Janeiro, Dia dos Reis.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!