Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O grupo rock português Xutos & Pontapés festeja hoje 35 anos de carreira, com a edição de um novo álbum, intitulado "Puro".
O grupo rock português Xutos & Pontapés festeja hoje 35 anos de carreira, com a edição de um novo álbum, intitulado "Puro".«['Puro'] Somos nós próprios. É puro, não tivemos outras intenções senão louvar aquilo que somos. Quem ouvir o trabalho e quem conhecer os Xutos vai descobrir uma série de coisas - umas [são] referência, outras, novidades, mas permitiram que este disco fosse mais além e novo para nós», afirmou o vocalista, Tim, à agência Lusa.
O novo álbum surge cinco anos depois do registo "Xutos & Pontapés" e, nesse intervalo, a banda rock tocou pela primeira vez num estádio e o guitarrista Zé Pedro, o baterista Kalú e o vocalista Tim editaram álbuns a solo.
Mais de metade do disco é, segundo o guitarrista Zé Pedro, «muito reflexo de tudo o que se está a passar atualmente», com letras acutilantes, a falar sobre a realidade, como "O milagre de Fátima" e "Ligações diretas".
O grupo não esquece os fãs, sublinhando que «são puros, contam de uma maneira especial».
«Os fãs são o que fazem uma banda. Se a gente não tivesse fãs não andava aqui a tocar há 35 anos e de um lado para o outro. São quem nos dá carinho, quem nos defendeu em alturas más e quem esteve connosco em alturas difíceis. São puros, contam de uma maneira especial», afirmaram Tim e Zé Pedro.
Os Xutos & Pontapés estrearam-se ao vivo a 13 de janeiro de 1979, nos Alunos de Apolo, em Lisboa. Apesar do aniversário, os músicos olham sobretudo para o futuro: «Hoje é que é bom e amanhã vai ser melhor. Isso é que é uma grande vantagem, estarmos há tanto tempo todos juntos a compor e a trabalhar, a tocar. E é sempre com esse espírito», resumiu Zé Pedro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet