Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Participam na cerimónia, às 10:30, na Sala dos Capelos, a presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, e os seus homólogos de Portugal e Cabo Verde, Aníbal Cavaco Silva e Pedro Pires, respetivamente.
A apresentação do novo doutor caberá ao antigo reitor da UC, Fernando Seabra Santos, enquanto os elogios do candidato e do apresentante, respetivamente, serão da responsabilidade de Joaquim Gomes Canotilho e Jorge Coutinho de Abreu, professores daquela faculdade.
Às 10:25, cumprindo a tradição de uma das mais antigas universidades do mundo, fundada em 1290 pelo rei D. Dinis, realiza-se o cortejo doutoral entre a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos (ou Sala Grande dos Atos).
Com a atribuição deste título, a Universidade de Coimbra "reconhece o prestígio internacional" de Luiz Inácio Lula da Silva, "a atenção que este tem dedicado aos grandes problemas do mundo e a sua influência na preservação da amizade que une Portugal e o Brasil”, segundo uma nota do gabinete do reitor da UC, João Gabriel Silva.
Desta forma, a Universidade “pretende ainda marcar um momento de grande importância nas relações entre os dois países, unidos pela mesma cultura geral e, em particular, pela mesma cultural jurídica”.
A investidura de Lula da Silva como doutor “honoris causa” decorre na Sala dos Capelos, onde o seu antecessor na Presidência do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, recebeu a mesma distinção em 1995.
Em Portugal, Lula da Silva já foi antes agraciado com a grã-cruz da Ordem Militar da Torre e Espada e o grande colar da Ordem da Liberdade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet