Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
António Duarte Silva, de 69 anos, morreu de ataque cardíaco fulminante em França, onde se encontrava por motivos de ordem familiar, revelou à Agência Lusa Teresa Machado, antiga vereadora do ex-autarca e sua amiga pessoal.
Presidente da Câmara da Figueira da Foz (Coimbra) pelo PSD durante dois mandatos, entre 2002 e 2009, Duarte Silva presidiu à Assembleia Municipal desta autarquia de 1998 a 2002, quando Santana Lopes liderava o Executivo.
Foi ministro do Mar e ministro da Agricultura no XII Governo Constitucional, o último de Cavaco Silva (1991-1995).
Duarte Silva concorreu a um terceiro mandato na Figueira da Foz em 2009, mas perdeu as eleições para o atual presidente, João Ataíde (PS).
“Dedicou tudo de si à Figueira da Foz, assumindo para nós um exemplo de dedicação, de entrega à causa da sua terra, sempre tentando encontrar consensos”, disse hoje à Lusa o líder da concelhia do PSD, Lídio Lopes, que foi vice-presidente e vereador de Duarte Silva.
Além de “um grande amigo”, Duarte Silva era “uma pessoa conhecida a nível nacional”, disse, por seu turno, Teresa Machado.
“Era uma pessoa de reconhecido mérito a nível nacional, um figueirense que pôs sempre a Figueira acima de tudo”, realçou a antiga vereadora.
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Duarte Silva, foi nomeado administrador dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1984, cargo que exerceu vários anos.
Duarte Silva nasceu na Figueira da Foz a 05 de maio de 1941.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet