Por: Diario Digital Castelo Branco
A Escola Profissional da Raia (EPRIN), em Idanha-a-Nova, comemorou na passada sexta-feira, dia 7, o seu 21º aniversário, numa festa que coincidiu com o jantar e o baile de gala dos alunos finalistas.
A Escola Profissional da Raia (EPRIN), em Idanha-a-Nova, comemorou na passada sexta-feira, dia 7, o seu 21º aniversário, numa festa que coincidiu com o jantar e o baile de gala dos alunos finalistas.
A comunidade educativa da EPRIN – alunos, professores, dirigentes e funcionários – escolheu o restaurante “O Espanhol” para, como é tradição nesta data, se reunir e cantar os parabéns à escola.
“É um dia de festa para a família EPRIN que, ano após ano, continua a sua missão de formar bons técnicos, num momento em que há uma nítida lacuna de quadros intermédios em Portugal”, referiu na ocasião Idalina Costa, diretora pedagógica da escola.
Dirigente da EPRIN há 12 anos, Idalina Costa deu o exemplo do trabalho realizado em Idanha-a-Nova para defender que “a aposta do país devia ser na valorização do ensino profissional”.
“Numa altura em que muitos jovens portugueses são obrigados a sair do país para encontrar emprego, na EPRIN estamos atentos às necessidades do nosso concelho e da nossa região”, explicou.
Idalina Costa falava perante a comunidade educativa momentos antes de cortar o bolo de aniversário da Escola Profissional da Raia, acompanhada do diretor do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-A-Nova, João Carlos Sousa, por inerência presidente da EPRIN.
João Carlos Sousa considera essencial “acabar com o estigma menos positivo associado aos alunos que frequentam o ensino profissional”. O responsável sublinha que “há jovens formados na EPRIN que são hoje excelentes enfermeiros ou ótimos técnicos de informática, de multimédia e de outras áreas”, encorajando os alunos finalistas a continuarem o seu percurso académico.
A EPRIN ministra atualmente os cursos profissionais de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Técnico Auxiliar de Saúde, e ainda um curso vocacional que abrange as áreas da hotelaria e restauração, produção agrícola, e audiovisuais e produção dos media.
A escola está a solicitar autorização de funcionamento para três novos cursos profissionais, respetivamente de Técnico de Gestão Equina, de Técnico de Produção Agrária e, também, de Artes do Espetáculo, que a serem aceites, serão candidatados no próximo ano letivo. Tem ainda autorização de funcionamento para outros cursos, tais como Técnico de Multimédia, Técnico de Restauração, Técnico de Apoio à Infância e Técnico de Energias Renováveis.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet