Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 17 de março de 2014

Castelo Branco: ESE cria Centro de Recursos de Ideias e Materiais - Ciência, Tradição & Cultura para promover literacia científica

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Escola Superior de Educação (ESE) tem a funcionar, desde o início do corrente ano letivo, um novo espaço científico, educacional e, também, cultural – o “Ciência, Tradição & Cultura - Centro de Recursos de Ideias e Materiais”.

A Escola Superior de Educação (ESE) tem a funcionar, desde o início do corrente ano letivo, um novo espaço científico, educacional e, também, cultural – o “Ciência, Tradição & Cultura - Centro de Recursos de Ideias e Materiais”.

O novo centro, aberto à comunidade, pretende ser uma “lufada de ar fresco” na promoção da literacia científica. Nesta nova infraestrutura, a ciência é central e a sua promoção é feita de forma integrada e interdisciplinar com a arte, a música, etc.

De acordo com a equipa responsável pelas atividades do “Ciência, Tradição & Cultura - Centro de Recursos de Ideias e Materiais” (CT&C), constituída pelas docentes Dolores Alveirinho, Helena Margarida Tomás, Margarida Afonso e Paula Esteves “a abordagem às ciências é feita de forma inovadora e concretizável em três valências: a primeira, a valência de Investigação, em que as tradições e a cultura portuguesas são vistas ao microscópio, reviradas do avesso, voltadas de trás para a frente e da frente para trás, separadas e de novo adicionadas, condensadas e de novo volatilizadas, até se chegar à explicação científica; a segunda, a Produção e Divulgação de Materiais e Ideias, é, naturalmente, a etapa seguinte: depois de desvendadas as explicações científicas, há que pensar na forma de as divulgar e de as transmitir em diversos contextos (como museus, centros de ciências, escolas, família) e com diversos públicos (como crianças, jovens, idosos, cidadãos portadores de deficiência, avós e netos, professores e alunos, pais e filhos); por último, a terceira valência tem como fim a Formação inicial e contínua de professores, educadores de infância, animadores e agentes educativos de diversas instituições, como, por exemplo, museus, centros ambientais, parques naturais, centros de dia e, como não podia deixar de ser, lares de terceira idade.

Em síntese, a valência investigativa do centro pretende recuperar, interpretar e explicar, do ponto de vista científico, as tradições que fazem parte da nossa cultura. Já os materiais e ideias produzidos, desde livros, material de laboratório e de campo, recolha de testemunhos, entrevistas, a fotografias e filmes, são disponibilizados à comunidade. Esses materiais e ideias podem também resultar de apoio solicitado por professores e educadores para a sua atividade docente ou para projetos a que pretendam candidatar-se. Na área formativa, o CT&C oferece diversos cursos na área das ciências, tradições e cultura e espera que todos possam ajudar a disseminar esses saberes.

Esta nova estrutura do IPCB/ESE, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, tem a participação de investigadores, profissionais da área da divulgação científica, jornalistas, educadores, professores e animadores culturais, em encontros ora mensais ora anuais.

De referir ainda que o Centro de Recursos de Ideias e Materiais, “Ciência, Tradição & Cultura”, está também a desenvolver o projeto “Diálogos… Ciência, Tradição e Cultura”, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa “a promoção da literacia científica através da valorização e da interligação com a cultura portuguesa”. A ideia é “interpretar e explicar a nossa cultura em termos científicos, centrada nas tradições ancestrais”.

Em termos de objetivos específicos, o projeto prevê “pesquisar tradições que ainda não foram objeto de estudos anteriores”, “construir materiais e recursos didáticos que permitam explorar, estudar, conhecer e valorizar as tradições portuguesas”, “implementar ações de formação e de sensibilização” e “publicar dois livros temáticos”, entre outros.

Na concretização dos objetivos do projeto estão envolvidas diversas entidades parceiras, nomeadamente Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, APSARA /Cine Teatro Avenida, Associação Educar Reabilitar, Incluir Diferenças – ERID, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco - APPACDM, Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco – CIJE, Jardim de escola João de Deus, Jornal Reconquista, Lar Major Rato, Museu do Canteiro, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Museu do Cargaleiro, Universidade Sénior Albicastrense – USALBI / Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano.

Para as docentes responsáveis pelo CT&C e pelo projeto “Diálogos… Ciência, Tradição e Cultura” o grande lema é: “Não podemos esquecer a nossa memória! Todos podemos ajudar a lembrá-la”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!