Por: Diario Digital Castelo Branco
Decorre no próximo dia 2 de Abril, um conjunto de sessões temáticas que pretende retractar a importância que a floresta representa para a humanidade, sendo necessário estabelecer estratégias para a sua preservação.
Decorre no próximo dia 2 de Abril, um conjunto de sessões temáticas que pretende retractar a importância que a floresta representa para a humanidade, sendo necessário estabelecer estratégias para a sua preservação.
Pelas 10h00, inicia-se nas instalações da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã, uma sessão intitulada “A Importância da Floresta Portuguesa”, iniciativa que decorre no âmbito da Prova de Aptidão Profissional dos alunos Jorciley Fernandes e Eugénio Pires, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da mesma escola. A sua prova de aptidão, intitulada “Sustentabilidade e turismo – Natureza Protegida na Sertã”, pretende essencialmente realçar a importância da preservação da natureza, com especial destaque para a floresta, que pode interagir de forma sustentável com o turismo.
Pelo período da tarde, às 14h00, vai decorrer na Casa da Cultura e Espectáculos da Sertã, a sessão sobre “ A Importância da Floresta Tropical”, uma sessão organizada pela aluna Eva Fernandes, também do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural. Como o seu tema de Prova pretende a interligação entre e Biodiversidade e o Ecoturismo, no caso de São Tomé e Príncipe, será de extrema importância salientar conservação da floresta tropical, como elemento essencial ao desenvolvimento da ilha.
As sessões serão dinamizadas pelo Prof. Jorge Paiva, investigador e botânico da Universidade de Coimbra, reconhecido internacionalmente em todo o mundo. Recorde-se que o Prof. Jorge Paiva é um dos mais reconhecidos professores da Universidade de Coimbra, tendo nascido em Cambondo (Angola), a 17 de Setembro de 1933, há 80 anos. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha), tem sido investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde lecionou algumas disciplinas, tendo também lecionado, como professor convidado, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, nos Departamentos de Biologia das Universidades de Aveiro e da Madeira, na licenciatura de Arquitetura Paisagista da Universidade Vasco da Gama de Coimbra, no Departamento de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior de Tecnologia de Viseu e no Departamento de Recursos Naturais e Médio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet