Por: Diario Digital Castelo Branco
Na semana passada, realizou-se, na Sertã, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, presidida por Beatriz Santos, aluna do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, eleita para a presidência da Mesa em sessão plenária ocorrida a 19 de fevereiro.
Na semana passada, realizou-se, na Sertã, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, presidida por Beatriz Santos, aluna do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, eleita para a presidência da Mesa em sessão plenária ocorrida a 19 de fevereiro.
Após um animado debate entre os deputados das onze escolas inscritas no distrito de Castelo Branco, os alunos da Afonso de Paiva, João Camelo e Ruben Camba, foram eleitos para participar na fase final do Parlamento dos Jovens, que irá decorrer na Assembleia da República, nos dias 6 e 7 de maio de 2014. O aluno João Camelo foi ainda eleito porta-voz do círculo eleitoral de Castelo Branco para a Sessão Nacional, na qual estarão igualmente presentes a aluna Beatriz Santos e, como jornalista, o aluno João Patrício.
O assento na Assembleia da República foi, desde o início, um sonho que viria a tornar-se realidade graças ao trabalho inexcedível dos alunos e de todo um percurso em que os jovens “deputados” demonstraram sempre muito empenho e entusiasmo. O tema da edição de 2014, “Drogas, como evitar e prevenir as dependências”, foi estudado com profundidade, os projetos de recomendação elaborados com rigor e a argumentação preparada com clareza e coerência.
Ao longo do processo, decorreram sessões de esclarecimento dinamizadas por especialistas e pela deputada Hortense Martins, o que reforçou o interesse dos nossos jovens pelo projeto. Foram também realizados diversos debates, durante os quais os “deputados” defenderam os seus pontos de vista e ideias com entusiasmo e respeito pelas regras democráticas. Da reflexão sobre o tema resultou uma maior consciencialização sobre uma realidade que os jovens desejam combater de formas diversas, nomeadamente através de projetos e recomendações à Assembleia da República. Por outro lado, o cumprimento das diferentes etapas do Parlamento dos Jovens permitiu um conhecimento mais profundo das instituições do país, das suas competências e do seu modo de funcionamento, tendo-se assim reforçado os valores inerentes à democracia.
Este é o segundo ano consecutivo que os alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva são eleitos para a fase final do Parlamento dos Jovens, consolidando-se, assim, a relevância que o projeto tem assumido nesta escola. A todos os que participaram, os nossos parabéns e votos de muito sucesso na sessão da Assembleia da República!
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet