Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 12 de maio de 2014

Sertã com projeto de intervenção que deu os primeiros passos

Por: Diario Digital Castelo Branco

Chama-se “Bússola” o projeto de prevenção e intervenção desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Sertã, que abrange um gabinete de apoio a toda a comunidade educativa daquele agrupamento.

Chama-se “Bússola” o projeto de prevenção e intervenção desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Sertã, que abrange um gabinete de apoio a toda a comunidade educativa daquele agrupamento.

Tem como público-alvo as crianças e alunos da Educação Pré Escolar ao Ensino Secundário e Profissional, assim como pais, professores e pessoal não docente.

Este projeto surgiu da necessidade, previamente diagnosticada, de trabalhar em contexto escolar no sentido da prevenção de casos de comportamento desviante ou de risco. Pretende-se identificar problemas sociais das famílias do concelho a partir do aluno e intervir na resolução de problemas sociais inerentes aos estabelecimentos escolares do Agrupamento de Escolas da Sertã. A formação de toda a comunidade educativa para a prevenção, identificação e intervenção pretende criar condições para acompanhar casos de risco social e comportamental identificados em contexto escolar e, assim, potenciar o desempenho global da comunidade educativa.

A equipa multidisciplinar daquele gabinete é constituída por técnicos do Agrupamento de Escolas e do Município da Sertã, nomeadamente professores, psicólogos, uma socióloga e uma assistente social, que trabalham para prevenir, identificar, formar e intervir em situações que careçam de apoio social, psicológico e educacional.

Iniciado em janeiro de 2014, o projeto possui um plano de atividades para o presente ano letivo, onde se incluem sessões de formação/sensibilização para pessoal não docente, assim como a iniciativa “Férias com Bússola”, que se realizou no último período de interrupção letiva. A Equipa do projeto “Bússola” trabalhou com 11 alunos do 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade nos dias 9, 10, 14 e 21 de abril em atividades concretas, que visavam o desenvolvimento de competências pessoais e relacionais com o intuito de os orientar na sua formação pessoal e social. O resultado foi bastante positivo.

O Gabinete de Apoio do projeto “Bússola” funciona às terças-feiras na Escola Secundária da Sertã (das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas), às quartas-feiras na Escola Básica da Sertã (das 8.30 às 12 horas e das 14 às 17 horas) e às quintas-feiras na Escola Básica Padre António Lourenço Farinha (das 9.30 às 13.30 e das 14 às 17 horas). Para além do contacto presencial, a equipa pode também ser contactada através do email bussola@aes.edu.pt e dos telefones 274600650, 274600750 e 274600190.

No comunicado enviado à redação do Diário Digital José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, declara que "A extraordinária importância do Projeto Bússola está alicerçada na prevenção e no trabalho em parceria entre entidades que possuem os mesmos objetivos: melhores alunos e melhores cidadãos. Neste âmbito, prevenir situações de risco e perigo é apostar no futuro".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!