Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 2 de julho de 2014

Covilhã: Autarquia avança com providência cautelar contra encerramento de escola

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal da Covilhã anunciou em comunicado que vai interpor, em articulação com a junta de Freguesia da Erada, uma providência cautelar para tentar impedir o encerramento da escola naquela localidade.

A Câmara Municipal da Covilhã anunciou em comunicado que vai interpor, em articulação com a junta de Freguesia da Erada, uma providência cautelar para tentar impedir o encerramento da escola naquela localidade.

O documento refere que a decisão foi tomada depois de o presidente da autarquia, Vítor Pereira, ter reunido com os pais e encarregados de educação das crianças que frequentam a referida escola, que tem atualmente sete alunos.

"Um encontro que serviu para garantir a posição do município na luta contra o encerramento de escolas. A autarquia e a junta vão interpor uma providência cautelar no sentido de anular a decisão do Ministério da Educação que aponta para o encerramento da EB1 da Erada", lê-se no documento.

Anteriormente, o autarca covilhanense já tinha manifestado "repúdio" pelo eventual encerramento de escolas naquele concelho, no qual estiveram sinalizados 10 estabelecimentos de ensino para fechar.

A autarquia também lançou um abaixo-assinado e reuniu com o ministro da Educação, Nuno Crato, que esteve presente na cidade a 09 de junho. No mesmo dia, os presidentes das juntas também se barricaram no interior das juntas como forma de luta.

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no dia 21 de junho que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".

Na lista de encerramentos, no concelho da Covilhã, foram mantidas as escolas da Erada e Barco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!