Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 8 de julho de 2014

Castelo Branco: Politécnico cria parceria para bolsas de estudo com Autarquias

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) celebrou esta 2ª-feira um protocolo de cooperação para atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo 2014-2015 com nove dos onze municípios do distrito.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) celebrou esta 2ª-feira um protocolo de cooperação para atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo 2014-2015 com nove dos onze municípios do distrito.

"Estamos a falar de 70 a 80 bolsas de estudo que vão ser distribuídas de forma diferente pelos municípios que assinaram o protocolo. Cada Câmara Municipal irá optar pelas áreas de ensino que mais interessam às suas necessidades", disse o presidente do IPCB, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu nos serviços da presidência da instituição.

cexplicou que todas as câmaras municipais dos 11 concelhos do distrito de Castelo Branco foram convidadas a participar nesta iniciativa, sendo que nove (Castelo Branco, Covilhã, Belmonte, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) aceitaram o desafio do IPCB.

Os municípios da Sertã e de Vila de Rei foram os únicos que, apesar de convidados, não participam neste protocolo de cooperação.

Segundo o presidente do IPCB, as bolsas de estudo a atribuir aos alunos dos nove municípios "correspondem ao valor da propina pago no ano letivo 2014-2015, que se situa nos 840 euros anuais", um valor que se mantém inalterado em relação ao ano anterior.

"Para nós [IPCB], é muito importante a celebração deste protocolo, assim como para a região. É com atos que se resolvem os problemas. A região tem as características que tem, não é uma fatalidade. É a realidade", referiu o responsável da instituição.

Carlos Maia deixou uma nota de "apreço" por nove das 11 câmaras municipais subscreverem o desafio lançado pelo IPCB.

Por parte dos autarcas, ficou a opinião unânime de que a estratégia do IPCB e a cooperação entre os municípios e a instituição é uma mais-valia para toda a região e para a coesão do território, além de permitir a fixação de jovens e de massa crítica.

No protocolo, está prevista a transferência, por parte das câmaras, do valor equivalente ao número de bolsas que cada uma pretende atribuir para o IPCB, sendo que a instituição financiará a bolsa dos alunos selecionados.

Os requisitos para a candidatura e de admissão às bolsas de estudo, bem como os critérios de seleção, serão definidos pelo IPCB em regulamento próprio, em parceria com cada uma das autarquias.

O documento prevê ainda a realização de estágios curriculares para os diplomados do Politécnico de Castelo Branco nos nove municípios, sendo estes definidos caso a caso.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!