Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Escola Básica do 1.º Ciclo de Idanha-a-Nova (EB1) venceu o 2º escalão do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", no valor de 10 mil euros, cuja entrega decorre em setembro.
A Escola Básica do 1.º Ciclo de Idanha-a-Nova (EB1) venceu o 2º escalão do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", no valor de 10 mil euros, cuja entrega decorre em setembro.
"Este é o reconhecimento do trabalho que foi realizado ao longo do ano. Trata-se de um projeto muito científico, que tem o objetivo de estimular as ciências no 1.º ciclo", declarou a coordenadora do projeto.
Laurinda Geraldes explicou que a EB1 de Idanha-a-Nova concorreu com um projeto intitulado " Os pequenos boticários", o qual passou à segunda fase e foi considerado de mérito.
O produto final foi a confeção de um champô em barra, tendo como base as essências de plantas autóctones, como o rosmaninho.
"Utilizamos o rosmaninho, uma planta autóctone de Idanha e fizemos o champô em barra. A produção foi feita pela escola e a comercialização do produto está a ser feita através dos Produtos de Idanha", referiu Laurinda Geraldes.
Para a concretização deste projeto foram elaboradas diversas atividades em parceria com entidades como a Câmara de Idanha-a-Nova, Universidade de Ciências de Lisboa, Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e empresas da região.
Os alunos das seis turmas que participaram no projeto realizaram saídas de campo, para recolher a flor do rosmaninho e, posteriormente, fizeram a destilação por arrasto de vapor, da qual resultou o óleo essencial e água floral de rosmaninho.
A partir daqui, procederam à decantação destes elementos.
A 11.ª Edição do prémio Fundação Ilídio Pinho foi subordinada ao tema "Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos Recursos Naturais".
A Fundação Ilídio Pinho, em conjunto com os Ministérios da Educação e Ciência e da Economia, celebraram um protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola".
O objetivo passa por estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet