Por: Diario Digital Castelo Branco
Nas férias de verão, à semelhança do que sucedeu em igual período na Páscoa, realizou-se mais uma edição das “Férias com Bússola”: 20 alunos do 6.º ao 8.º anos de escolaridade realizaram diversas atividades, sob orientação de técnicos do Município da Sertã e docentes do Agrupamento de Escolas da Sertã.
Nas férias de verão, à semelhança do que sucedeu em igual período na Páscoa, realizou-se mais uma edição das “Férias com Bússola”: 20 alunos do 6.º ao 8.º anos de escolaridade realizaram diversas atividades, sob orientação de técnicos do Município da Sertã e docentes do Agrupamento de Escolas da Sertã. De um modo geral, esta iniciativa pretende, em contexto mais informal, dotar os alunos de competências pessoais, sociais e académicas no sentido de eles próprios criarem autonomia na gestão do seu dia a dia de forma positiva, saudável e responsável, sem lhe retirar o divertimento e aproveitamento escolar.
As Férias com Bússola – Verão 2014 desenvolveram-se de 1 a 25 de julho, três dias por semana, com atividades lúdicas, métodos de estudo, e atividades de aprendizagem pessoal e social, relacionadas com a formação cívica, organização/planificação, higiene, trabalho em equipa e relacionamento interpessoal, entre outras.
Esta iniciativa insere-se no Projeto Bússola, projeto de prevenção e intervenção em contexto escolar, e integra a Equipa de Prevenção do Abandono e Insucesso Escolares (EPAIE) do Agrupamento de Escolas da Sertã. Assenta em três vetores centrais: Aluno/Família, Comunidade e Escola. Promover o sucesso e diminuir o abandono escolares constituem a base do projeto educativo do Agrupamento de Escolas. Um dos objetivos da Câmara Municipal da Sertã é precisamente criar as condições para essa promoção, no âmbito da Educação. A parceria formal e informal com a Comunidade é fator essencial para atingir os objetivos propostos, potenciando recursos e sinergias.
“Ao desenvolvermos este projeto, para além de potenciar parcerias em prol de um bem comum, a Educação, estamos a tentar contribuir para que os nossos alunos se transformem em cidadãos felizes e conscientes das suas responsabilidades pessoais e sociais”, afirmou José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet