Por: Cristina Valente
O agrupamento de Escolas Amato Lusitano entregou na sexta feira os Diplomas de Méritos e Excelência aos alunos que mais se destacaram no aproveitamento escolar no ano anterior.
O agrupamento de Escolas Amato Lusitano entregou na sexta feira os Diplomas de Méritos e Excelência aos alunos que mais se destacaram no aproveitamento escolar no ano anterior.
Na cerimónia que decorreu no Cine-Teatro Avenida a comunidade escolar, professores, pais e alunos viveram uma noite de reconhecimento e emoções.
Para João Belém, Diretor do Agrupamento, estes prémios são "um estimulo para os que os recebem, mas também devem constituir um incentivo para os outros. É possível a todos atingir a excelência, depende do trabalho que realizamos no dia-a-dia".
Família e escola devem estar cada vez mais unidas, segundo João Belém, "neste trabalho do dia-a-dia".
O presidente do Conselho Geral, João Goulão, lembrou que receber um diploma de mérito ou Excelência significa o reconhecimento perante a comunidade educativa que foi conseguido com muita persistência.
Aos alunos que receberam os diplomas deu um conselho, "nunca devem igualmente descorar as competências sociais e pessoais, estas nunca devem ser relegadas para segundo plano, pois só conjugando os vários fatores da sua formação conseguirão ter as qualidades humanas para poder ter um papel de relevo perante a comunidade".
José Alberto Duarte, diretor geral dos Estabelecimentos de Ensino, congratulou-se com a forma como o Agrupamento tem ultrapassado o processo de agregação, "uma coisa que muitos diziam ia ser complicada e que se veio a provar não ser".
Também Luís Correia autarca Albicastrense, presente na cerimónia felicitou os alunos que receberam os diplomas e deixou uma palavra de estimulo aos que não receberam. Luís Correia, que lembrou os tempos de estudante na Amato Lusitano, afirmou que a autarquia está sempre disponível para apoiar os agrupamentos, "assumindo algumas responsabilidades e sendo parceiros desta comunidade".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet