Por: Diario Digital Castelo Branco
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinalou no passado dia 12 de Novembro o seu 15.º aniversário. A cerimónia decorreu no Auditório 1 da ESART/ IPCB, e incluiu um Recital de alunos e docentes dos cursos de música e a apresentação do vídeo "ESART 15 Anos".
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinalou no passado dia 12 de Novembro o seu 15.º aniversário. A cerimónia decorreu no Auditório 1 da ESART/ IPCB, e incluiu um Recital de alunos e docentes dos cursos de música e a apresentação do vídeo "ESART 15 Anos".
O Presidente do IPCB, Carlos Maia, recordou o percurso da escola, que iniciou atividade no Cine-teatro Avenida, passando pelo Campus da Sra. de Mércules, onde partilhou as instalações com a Escola Superior Agrária e finalmente localizada nas novas instalações do Campus da Talagueira, “que alguns duvidavam que fossem uma realidade”. Agradeceu ainda à Câmara Municipal de Castelo Branco e ao Comendador Joaquim Mourão pelo apoio dado ao IPCB e à ESART. Carlos Maia destacou o nível altíssimo atingido pela ESART, “que cedo se emancipou”, salientando que as novas infraestruturas permitirão continuar a “fazer escola e consolidar o projeto educativo”, contando para isso com o apoio de toda a comunidade académica.
Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, destacou a ambição que a ESART representa para o IPCB e para a região, dando particular ênfase às inúmeras ligações da escola ao tecido empresarial da região, cuja “sociedade e cultura estão mais ricas pelo percurso da ESART”. Esta opinião foi partilhada pelo Comendador Joaquim Mourão que, convidado pelo Presidente do IPCB a usar da palavra, referiu a ambição do Presidente do IPCB em “fazer a ESART”, que considerou ter um percurso determinante para o IPCB e para a região, tendo referido ser de opinião que “há que querer mais, ter ambição, para conseguirmos consolidar o futuro”.
O Diretor da ESART, José Raimundo, iniciou a sua intervenção com referência à crescente procura da ESART pelos alunos que ingressam no ensino superior, que “é resultado do trabalho e empenho de todos em atingir a excelência”, salientando que o presidente do IPCB nunca desistiu de construir a ESART, que é “hoje um sonho tornado realidade de que todos se orgulham”. José Raimundo apelou a todos para que mantenham vivo o empenho e sentido de responsabilidade, para que num “novo ambiente que pode reforçar a criatividade artística”, possam “juntos traçar o futuro da ESART”.
A representante da Associação de Estudantes da ESART agradeceu a todos os colegas, docentes e trabalhadores o esforço para serem proporcionadas as condições de ensino existentes, salientando o empenho dos alunos em continuar a contribuir para o sucesso da escola.
A cerimónia terminou com o tradicional cantar dos parabéns e cortar do bolo, seguindo-se um magusto em que participou toda a comunidade académica.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet