Por: Diario Digital Castelo Branco
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai promover, entre 23 e 25 de fevereiro, a 11ª edição do Fórum ESART 2015.
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai promover, entre 23 e 25 de fevereiro, a 11ª edição do Fórum ESART 2015.
A iniciativa enquadra-se na unidade curricular Seminário e congrega todas as grandes áreas de formação desta escola: Design de Moda e Têxtil, Design de Comunicação e Produção Audiovisual, Design de Interiores e Equipamento e Música, estruturado enquanto “montra” do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Pelas suas características e pelo seu formato, o Fórum ESART 2015 promove igualmente o contacto próximo com o meio empresarial, contribuindo assim para o enriquecimento amplo na formação dos alunos, com aquela que será a sua realidade laboral.
É desejo da organização que este evento, marcado por sessões de trabalho distribuídas pelos dias em que decorre a sua realização, se constitua como um espaço enriquecedor e motivador, um lugar e um tempo de troca de experiências significativas, que permitam a todos aprofundar conhecimentos.
A valorização que tem sido dada pela ESART/IPCB a esta iniciativa prende-se igualmente com o facto de ser considerado determinante o papel da escola na formação dos alunos, enquanto elemento de diferenciação qualitativa das suas capacidades e do seu desempenho futuro.
Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, a participação de diversas personalidades nas sessões de trabalho do Fórum ESART 2015 procura, para além do valor inerente ao conhecimento que desta forma é possível trazer até à Escola, assumir um papel catalisador perante todos os que connosco colaboram, ao nível do local e nacional, no respeito para com a região que a acolhe.
Em paralelo, a Câmara Municipal de Castelo Branco oferece aos alunos do curso de Design de Moda e Têxtil, a oportunidade de participarem nas palestras e workshops que decorrem em torno da temática do Bordado de Castelo Branco. A iniciativa pretende promover, divulgar e valorizar o bordado de Castelo Branco, e conta com a participação de António Tenente, Maria Gambina e Nuno Gama.
Como é habitual, durante a realização do evento as atividades letivas serão interrompidas para que os estudantes possam assistir às palestras, ateliês e iniciativas transversais aos vários cursos, este ano repartidas pelas instalações da ESART, Escola Superior de Tecnologia, Cine-Teatro, Centro Artístico Albicastrense e Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet