Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 24 de março de 2015

Castelo Branco: ESA promove Feira da Agricultura e das Atividades Agrícolas

Por: Diario Digital Castelo Branco

Dando resposta ao interesse manifestado por expositores e visitantes das edições anteriores, a Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza de 18 a 21 de abril a 5ª edição da Feira Agro-Agrária.

Dando resposta ao interesse manifestado por expositores e visitantes das edições anteriores, a Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza de 18 a 21 de abril a 5ª edição da Feira Agro-Agrária.

O certame irá decorrer na Quinta da Sr.ª de Mércules, em Castelo Branco, compreende a exposição de animais, equipamentos, produtos agrícolas e fatores de produção direta ou indiretamente associados às atividades do setor. O principal objetivo da feira é realçar perante a comunidade a importância que a agricultura tem na região e no país, divulgando a Escola Superior Agrária e todos os agentes do setor agrícola e florestal presentes na exposição.

Por outro lado, através desta feira, a Escola pretende sensibilizar os jovens e respetivas famílias para a agricultura, quer enquanto atividade económica, quer enquanto atividade produtiva que está na base da autossuficiência alimentar do país.

A feira compreende, para além do espaço de exposição de um programa de atividades diversas; concurso das raças autóctones Merino da Beira Baixa e Charnequeira (participação da Ovibeira), demonstração de cães de pastoreio, concurso de queijos DOP (participação do CATAA), concursos hípicos de dressage (integrado no Concurso Regional de Dressage Centro) e de saltos de obstáculos, apresentação de poldros de raça Lusitana, passeio em bicicleta pela Quinta Sra. de Mércules e apresentação de novo percurso BTT, Open de orientação e passeio a cavalo. Integrado na feira haverá ainda um evento de jornadas técnicas para apresentação e discussão de temas técnicos da área agrícola de interesse regional e atual e de divulgação das novas medidas e oportunidades de apoio ao setor agrícola e rural.

A exposição conta com a participação de variados intervenientes que irão apresentar produtos regionais como o mel, queijos e vinhos, produtos de utilização agrícola como tratores e alfaias, adubos, fitofármacos, material para vedações, rega, ordenha e equipamentos para utilização de energias renováveis e a representação de associações agrícolas e florestais.

Desta forma espera-se reforçar nos visitantes a ligação ao território natural nas dimensões lúdica, cultural e económica.

A feira conta com o apoio das autarquias de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Oleiros.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!