Por: Diario Digital Castelo Branco
Os deputados eleitos dos círculos distritais de Castelo Branco e Guarda estiveram no início desta semana reunidos com a equipa reitoral da Universidade da Beira Interior.
Os deputados eleitos dos círculos distritais de Castelo Branco e Guarda estiveram no início desta semana reunidos com a equipa reitoral da Universidade da Beira Interior. Os principais temas abordados foram o subfinanciamento da UBI e a articulação entre as unidades de saúde e as instituições de ensino superior da região.
Os sucessivos cortes no ensino superior têm afetado particularmente a UBI, uma vez que a fórmula de financiamento se baseia no histórico das instituições e a Universidade da Beira Interior, em contraciclo com a maioria das suas congéneres, tem continuado a crescer em número de alunos. Se compararmos os anos 2005 e 2014, a diferença da verba transferida é de apenas um milhão de euros, tendo entretanto aumentado os encargos com a segurança social em cerca de 5 milhões de euros. “Situação essa que dificulta grandemente a gestão da UBI” salienta o Reitor, António Fidalgo, acrescentando ainda que “a reunião com os deputados foi bastante profícua na medida em que ficaram sensibilizados para as necessidades da UBI em termos de financiamento.”
Sobre o Grupo Hospitalar da Beira Interior, recorde-se que o ministro da Saúde anunciou recentemente que “será uma realidade a breve prazo” e acrescenta “o que nós queremos aqui é que, de facto, na Beira Interior, haja uma colaboração muito estreita nestes três hospitais, aproveitando a Universidade [da Beira Interior, na Covilhã], que tem que servir estes três hospitais", explicou.
Estiveram presentes na reunião os deputados do distrito de Castelo Branco, Fernando Serrasqueiro, Hortense Martins e Carlos São Martinho. Da Guarda marcaram presença Paulo Campos, Ângela Guerra e João Prata.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet