Por: Diario Digital Castelo Branco
No âmbito do III Ciclo de Conferências do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realiza-se, no próximo dia 3 de junho, pelas 14.30 horas, na sala A2, uma conferência subordinada ao tema "O medronheiro: da diversidade à ecologia".
No âmbito do III Ciclo de Conferências do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realiza-se, no próximo dia 3 de junho, pelas 14.30 horas, na sala A2, uma conferência subordinada ao tema "O medronheiro: da diversidade à ecologia", proferida pelos Professores Maria Margarida Ribeiro e Luís Quinta-Nova.
Muito pouco se sabe sobre a diversidade e ecologia desta espécie. O medronheiro é uma espécie autótone em Portugal e com elevada plasticidade ecológica. Os produtores estão cada vez mais interessados na cultura desta espécie devido, não só a estes fatores, mas também à multiplicidade de produtos que oferece, da aguardente ao fruto, entre outros.
No âmbito de um projeto FCT (ARBUTUS) foi investigado o impacto da demografia, incluindo os fogos florestais, na estrutura genética desta espécie. Foi, também, constituído um grupo na ESA/IPCB para estudar as questões ecológicas potenciais em Portugal, incluindo cenários de aquecimento global.
A entrada é livre.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet