Por: Diario Digital Castelo Branco
A recriação de “o beijo da palavrinha” de Mia Couto pelas crianças do 4º ano de escolaridade foi o momento alto do concerto de encerramento do ano letivo no polo da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) em Penamacor.
A recriação de “o beijo da palavrinha” de Mia Couto pelas crianças do 4º ano de escolaridade foi o momento alto do concerto de encerramento do ano letivo no polo da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) em Penamacor.
Com letra de Milene Paulico e arranjos de José Manuel Nunes, o momento final do concerto realizado no Convento de Santo António deu a conhecer uma parte do trabalho realizado entre a AMDF em Penamacor e o Centro Educativo do concelho permitindo às crianças conjugar as obras do plano nacional de leitura com a música.
A par desse momento dirigido pelo maestro David Machado, o concerto de encerramento do ano letivo no polo da AMDF em Penamacor constitui um virtuoso espetáculo realizado pelo ensemble de sopros; quarteto de violinos; coro Animato; orquestra de cordas e orquestra de câmara Ribeiro Sanches.
Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, a vereadora da cultura do município de Penamacor assistiu ao concerto e comprovou o bom momento da AMDF em Penamacor. ”Quando nós assistimos a estes concertos e nos damos conta de como a qualidade vai aumentando, reforçamos a certeza que esta tem sido uma boa aposta para Penamacor”, referiu Ilidia Cruchinho. Atualmente a escola é frequentada por meia centena de alunos de todo o concelho.
No presente ano letivo a AMDF em Penamacor realizou a iniciativa “Aqui há Música” que permitiu a realização de vários saraus musicais nas freguesias. De acordo com a direção da escola no ano letivo de 2015/16 o polo de Penamacor da AMDF terá dez novos alunos que passarão a frequentar o 5 ano do 2º ciclo do ensino básico.
João Correia, diretor da AMDF sublinhou a diversificação de reportório de um concerto que envolveu quase todas as estruturas do polo e valorizou a componente literária do espetáculo que “comprova como mesmo nos concelhos mais pequenos, se houver sinergias conseguem fazer-se coisas muito interessantes”. Recorde-se que o polo de Penamacor da AMDF é uma realidade graças à parceria da escola com o município.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet