Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) anunciou esta 2ª-feira que as contas de 2014 apresentam um saldo positivo superior a um milhão de euros.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) anunciou esta 2ª-feira que as contas de 2014 apresentam um saldo positivo superior a um milhão de euros.
"Apesar das dificuldades que temos tido - e são bastantes -, a situação financeira do IPCB tem estado sempre controlada. Passámos com um saldo de 1,056 milhões de euros, que já têm destino", disse o presidente do IPCB, Carlos Maia, durante a apresentação do Relatório de Atividades e Contas Consolidadas de 2014.
O documento foi aprovado pelo Conselho Geral do IPCB por unanimidade. Das 49 medidas propostas para 2014, apenas seis não foram atingidas.
Segundo este responsável, trata-se de um orçamento superavitário, facto que, neste momento, "não será muito frequente ao nível das instituições [ensino superior]”
“A minha perspetiva é de satisfação e de agradecimento a toda a instituição. O balanço é claramente positivo, apesar das restrições financeiras cada vez maiores. Mas não devemos embandeirar em arco nem o resultado nos deve tirar a lucidez. O IPCB necessita de uma reorganização e é aí que nos devemos focar", disse.
Carlos Maia adiantou ainda que foi feito um levantamento da existência de amianto nas instalações do IPCB, listagem essa que foi enviada para o Ministério da Educação e Ciência (MEC), acompanhada dos respetivos orçamentos para a sua remoção.
"Foi feito um levantamento e enviado para o ministério, com orçamentos de várias empresas, para terem uma ideia daquilo que é necessário para substituir o amianto. Mas até ao momento não temos resposta", sublinhou.
Segundo este responsável, a existência de amianto afeta várias escolas do IPCB, sobretudo as mais antigas, e para a remoção e substituição do amianto vão ser necessários cerca de cinco milhões de euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet