Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 16 de julho de 2015

Proença-a-Nova: CCVFloresta promove Ciência Viva no Verão em Rede deste esta 4ª-feira

Por: Diario Digital Castelo Branco

O programa Ciência Viva no Verão em Rede arrancou oficialmente esta quarta-feira, dia 15, em todo o país, com o objetivo divulgar a ciência numa altura do ano em que os portugueses estão em maior número de férias e à partida mais disponíveis para participar em eventos de cariz científico. 

O programa Ciência Viva no Verão em Rede arrancou oficialmente esta quarta-feira, dia 15, em todo o país, com o objetivo divulgar a ciência numa altura do ano em que os portugueses estão em maior número de férias e à partida mais disponíveis para participar em eventos de cariz científico. O Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta), que dinamiza seis iniciativas entre 15 de julho e 15 de setembro, também assinalou o início do programa, divulgando os eventos que vai promover.

O comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso refere que , as Estrelas, formigas, ouro e água são os temas a abordar pelo CCVFloresta que realiza as primeiras atividades no dia 25 de julho, sendo que uma delas inclui um percurso pedestre com cerca de quatro quilómetros para observação direta de formigas, borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas e besouros, dando a conhecer a importância destas espécies e a forma como interagem com o entorno. Esta iniciativa - “Formigas e Outros Insetos: a Biodiversidade em Proença-a-Nova” - será repetida também a 1 de agosto.

Em parceria com a EDP – Energias de Portugal, também a 25 de julho serão explicados os princípios, a tecnologia e as principais utilizações da energia hídrica, usada desde a antiguidade para a moagem de cereais. Os “sistemas giratórios ligados a uma mó aproveitam a energia cinética da água para produzir o movimento das mós”, princípio aplicado à produção de energia elétrica. Este evento será realizado também no dia 5 de setembro.

Em agosto, os participantes na Ciência Viva no Verão são convidados a olhar as estrelas e a procurar ouro nas Portas de Almourão. Em parceria com a Associação de Física da Universidade de Aveiro, realiza-se uma sessão de observação solar e outra noturna ao telescópio nos céus do concelho de Proença-a-Nova. É a 21 de agosto. Já no último sábado desse mês, com o apoio do Geopark Naturtejo, recuperar-se-á uma das atividades realizadas no rio Ocreza que remonta ao período romano: a exploração de ouro. As inúmeras conheiras presentes nos terraços fluviais que foram sendo explorados mostram que esta exploração se manteve até há pouco tempo. A proposta do CCVFloresta é que os participantes vistam a pele de garimpeiros e experimentem utensílios e técnicas milenares.

Sendo um programa de cariz nacional, as inscrições para participar nestes eventos são feitas diretamente na página do programa Ciência Viva no Verão (disponível em www.cienciaviva.pt/veraocv/2015), sendo necessário criar um registo.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!