Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 30 de setembro de 2015

Castelo Branco: Biblioteca Municipal expõe “Formas construtivas elementares”

Por: Diario Digital Castelo Branco

“Formas construtivas elementares” é a exposição que estará patente ao público de 5 a 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

“Formas construtivas elementares” é a exposição que estará patente ao público de 5 a 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Do valioso espólio de cerca de 10000 imagens que deixou, realizadas entre 1947 e 1976, foram selecionadas as fotografias dedicadas às soluções construtivas mais simples, morfologicamente elementares e cronologicamente consideradas primárias de construção, associadas em geral à pastorícia e à agricultura, tal como estas eram praticadas no Alentejo, e nas Serras do Norte ou Centro do país.

A sua investigação, baseada no trabalho de campo, comportava para ele dois instrumentos fundamentais: a fotografia e o desenho.

Orlando Ribeiro «levava sempre a tiracolo a sua Leica e o fotómetro, com o qual, desde que encontrasse um motivo de interesse, media demoradamente a luz, antes de regular pacientemente a máquina e de procurar com cuidado o melhor ângulo de visão. Era impressionante ver um homem tão activo e, em geral, pouco paciente, executar calmamente estas operações preliminares, então indispensáveis para obter o resultado desejado: um documento fotográfico expressivo e capaz de boa reprodução» (Suzanne Daveau, 1994, Finisterra, Encontros de Fotografia, Coimbra).

Como Orlando Ribeiro soube mostrar, apesar da sua reduzida extensão geográfica, Portugal é um país especialmente rico e variado nas suas manifestações arquitetónicas, sobretudo no meio rural.

As diversas soluções construtivas presentes nesse território demonstram, antes do mais, um alto grau de engenho na adaptação às condições do ambiente natural. Para além do diálogo que estabelecem com a paisagem e o ambiente natural, os sistemas construtivos são valorizados por este geógrafo e antropólogo, pela interação que mantêm com outras condicionantes: da história, ao regime agrário, das formas de povoamento, ao tipo de materiais prevalecentes em cada zona - granito, xisto, calcário, madeira, etc. – da adequação da casa às condições naturais como o frio, a chuva, o calor, à sua relação com a topologia da área.

A fotografia a preto e branco como recurso ilustrativo principal de Orlando Ribeiro, sublinha esta nova leitura, particularmente nas manifestações arquitetónicas onde se torna patente uma exploração da paisagem. A associação tão intima entre as casas e a paisagem por vezes torna difícil distinguir uma aldeia perdida entre penedias.

A exposição poderá ser visitada entre as 10:00 e as 18:30 horas, de segunda a sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!