Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 13 de novembro de 2015

Idanha-a-Nova: Festival Fora do Lugar de volta com música e cultura pelo concelho

Por: Diario Digital Castelo Branco

A quarta edição do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas volta a trazer a Idanha-a-Nova nomes maiores do panorama da música antiga e de cruzamento, como o tenor italiano Marco Beasley, entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro.

A quarta edição do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas volta a trazer a Idanha-a-Nova nomes maiores do panorama da música antiga e de cruzamento, como o tenor italiano Marco Beasley, entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro.

O Festival “ocupa” mais uma vez este concelho raiano com música, histórias, passeios, viagens, conversas e momentos de descoberta em lugares inesperados.

Resultado da parceria entre a produtora Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção Geral das Artes), o Fora do Lugar assume-se como uma proposta do mundo rural virada para o país, para a Península Ibérica e para a Europa.

A programação principal inclui seis concertos, com entrada livre e sempre às 21H30.

Os concertos iniciam no dia 27 de novembro (sexta-feira), com o duo Noa Noa, formado por Filipe Faria e Tiago Matias, a atuar com convidados na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha. No dia seguinte, em Oledo, no Salão da Junta de Freguesia local, os Caravana, compostos por Eva Parmenter, Miguel Gelpi, Ricardo Brito e Baltazar Molina, dão ritmo a um baile de danças tradicionais.

No dia 4 de dezembro é a vez do duo Quintana, de Ilaria Fantin e Katerina Ghannudi, levar os seus “ecos do mediterrâneo” a S. Pedro de Vir-a-Corça, Monsanto. O espanhol Emilio Villalba, acompanhado de Sara Marina, apresenta “A viagem de Hasday” no dia seguinte em Aldeia de Santa Margarida, nos Palheiros do Jardim. Será um concerto de música hispano-judaica medieval, numa celebração dos 1100 anos do nascimento do médico e mecenas judeu Hasday Ibn Shaprut.

No dia 11 de dezembro, sexta-feira, o guitarrista Pedro Jóia e o Quarteto Arabesco propõem o espetáculo “Paixão Ibérica”, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. O recital apresenta peças que vão desde Carlos Paredes, a Luigi Boccherini e a Paco de Lucia.

O Fora do Lugar encerra em beleza na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha, com o concerto do italiano Marco Beasley “O Conto Da Meia-Noite”, uma jornada que vai da música antiga a canções folclóricas ancestrais.

A par da programação principal, decorre ainda um conjunto alargado de atividades paralelas: seis atividades de serviço educativo dirigidas a escolas, uma masterclass para alunos de música, quatro oficinas, quatro atividades de natureza e uma experiência gastronómica. As oficinas, dirigidas a todos, público em geral e famílias, são conduzidas pelos músicos do Festival, oferecendo uma proximidade invulgar entre músicos e público.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!