Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 21 de março de 2016

Idanha-a-Nova: Religiosidade popular reuniu especialistas no Forum Cultural

Por: Diario Digital Castelo Branco

O 3º Curso Livre sobre Religiosidade Popular voltou a congregar em Idanha-a-Nova investigadores, docentes, estudantes e outros interessados em aprofundar conhecimentos relativos às tradições do ciclo quaresmal e pascal.

O 3º Curso Livre sobre Religiosidade Popular voltou a congregar em Idanha-a-Nova investigadores, docentes, estudantes e outros interessados em aprofundar conhecimentos relativos às tradições do ciclo quaresmal e pascal.

O evento decorreu durante este fim de semana, no Forum Cultural de Idanha-a-Nova, com um programa que quis “reunir em debate especialistas portugueses e espanhóis, numa partilha de saberes, de experiências e de olhares”, afirmou na cerimónia de abertura António Catana, coordenador do projeto Mistérios da Páscoa em Idanha.

Organizada pela Câmara Municipal, esta iniciativa assume-se como uma mais-valia “para um concelho que tem sabido investir na sua identidade cultural para criar desenvolvimento a vários níveis”, referiu, por sua vez, Armindo Jacinto, presidente da autarquia idanhense.

Armindo Jacinto elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo investigador António Catana e, acima de tudo, pelas populações, instituições e grupos informais de todo o concelho, que “têm cumprido a missão de inventariar, preservar e transmitir o nosso património cultural e a nossa identidade ao longo dos anos”.

As manifestações de religiosidade popular foram, inclusive, “determinantes para o sucesso da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música”, realçou o autarca.

A sessão de abertura do Curso Livre contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, que transmitiu uma mensagem de união da região beirã em torno da valorização do património imaterial associado às tradições quaresmais e pascais.

Ao longo de dois dias, o programa do evento contemplou palestras de investigadores portugueses e espanhóis, a visualização de um filme documental e a oportunidade de assistir ao IX Encontro de Cantares Quaresmais de Idanha-a-Nova.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!