Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 22 de março de 2016

Idanha-a-Nova: Páscoas Judaica e Cristã em Medelim

Por: Diario Digital Castelo Branco

A riqueza patrimonial da aldeia de Medelim, onde coabitam os legados cristão e judaico, deu o mote para uma festa em torno das duas culturas, com palestras, animação itinerante, recriações históricas e artes performativas.

A riqueza patrimonial da aldeia de Medelim, onde coabitam os legados cristão e judaico, deu o mote para uma festa em torno das duas culturas, com palestras, animação itinerante, recriações históricas e artes performativas.

Entre rábulas e estórias, música e danças, o fim de semana foi dedicado às “Páscoas Judaica e Cristã”, organizadas pelo Município de Idanha-a-Nova e a Junta de Freguesia de Medelim,refere o comunicado enviado ao Diário Digital.

“Ao longo de dois dias, Medelim conta a história das nossas vivências ao longo dos tempos, enquanto povo que sempre se caracterizou pela tolerância ecuménica e acolhimento das diferentes culturas que permaneceram nas nossas terras”, afirmou Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, durante a abertura do certame.

Armindo Jacinto destacou ainda o contributo do evento para promover a atividade económica do concelho e da região, ao criar oportunidades de negócio para “produtores e artesãos, empresários, hoteleiros, restauração e animação turística”.

O presidente da Junta de Freguesia de Medelim, Albano Pires Marques, frisou que “são certames como este que dão notoriedade a Medelim. Por isso, é muito importante continuarmos a organizá-los de forma a criar desenvolvimento, trazer pessoas para as nossas terras e alavancar novos projetos”.

Uma das novidades da terceira edição das “Páscoas Judaica e Cristã” foi precisamente o anúncio de um novo projeto, o Centro Interpretativo da Cultura Judaica em Medelim.

A infraestrutura pretende reforçar a temática judaica na designada “aldeia dos balcões”, onde em tempos viveu uma considerável comunidade de judeus e hoje permanece uma forte presença patrimonial.

As “Páscoas Judaica e Cristã” inseriram-se no Provere Beira Baixa e foram co-financiadas pelo Portugal 2020, no âmbito do Centro 2020 e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!