Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 23 de maio de 2016

Covilhã volta a ter marchas populares na cidade

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal da Covilhã vai voltar a promover as marchas populares da cidade, uma iniciativa que não se realizava desde 2006 e que este ano regressará, envolvendo seis coletividades e cerca de 300 pessoas.

A Câmara Municipal da Covilhã vai voltar a promover as marchas populares da cidade, uma iniciativa que não se realizava desde 2006 e que este ano regressará, envolvendo seis coletividades e cerca de 300 pessoas.

"Vamos revitalizar uma tradição importante da Covilhã que estava perdida e esquecida (…) e que entendemos que pode vir a ser um importante cartaz turístico para a Covilhã. Além de ser um bom pretexto para provocar a dinamização cultural e criativa das coletividades", afirmou o presidente deste município do distrito de Castelo Branco, Vítor Pereira.

Em conferência de imprensa, o autarca lembrou que a iniciativa esteve "arreigada nos hábitos dos covilhanenses" durante vários anos (foi levada a cabo ininterruptamente entre 1989 e 2006), pelo que considerou que era importante voltar a fazer esta aposta que deverá ajudar a dinamizar e revitalizar o associativismo, que sempre teve forte pendor na cidade.

"Acreditamos que é com pequenos gestos como este que podemos contribuir para o nosso movimento associativo", disse Vítor Pereira, lembrando que este certame também deverá constituir-se como uma forma de os diferentes grupos poderem articular-se entre si, para além da sã rivalidade.

Um intuito que já se está a verificar visto que, em virtude da organização do evento, começou a sentir-se mais movimento nas sedes de cada uma das coletividades, conforme testemunhou Elias Riscado do Grupo Desportivo da Mata, instituição coorganizadora do evento.

O investimento global previsto é de 20 mil euros e estarão envolvidas seis coletividades da cidade, mas o objetivo é de que nos próximos anos o projeto possa ser alargado a mais grupos.

"Estamos a falar de um ano em que damos o pontapé de saída do projeto, mas estamos certos de que nas próximas edições poderemos ter mais coletividades envolvidas, maior dinamismo e maior força", apontou Vítor Pereira.

As atuações estão marcadas para os dias 11 e 25 de junho, sendo que na primeira o desfile vai do campo das festas até ao pelourinho, fazendo-se uma apresentação em frente à câmara. Já no dia 25, o desfile realiza-se no complexo desportivo, estrutura que apresenta "condições únicas de comodidade e segurança" para participantes e espetadores, frisou o autarca.

Nesta edição estão inscritas o Grupo Desportivo da Mata, o Grupo de Educação e Recreio Campos Melo, o CCD Académico dos Penedos Altos, o Grupo Desportivo Águias do Canhoso, o Grupo Recreativo Vitória de Santo António e o CCD Oriental de S. Martinho.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!