Por: Diario Digital Castelo Branco
O Município da Covilhã oferece aos covilhanenses e a todos os visitantes um mês de junho repleto de exposições de temáticas e artes diversas. A entrada é gratuita em todas estas mostras.
O Município da Covilhã oferece aos covilhanenses e a todos os visitantes um mês de junho repleto de exposições de temáticas e artes diversas. A entrada é gratuita em todas estas mostras.
No dia 1 de junho, às 17h30, na Galeria de Exposições Tinturaria, ocorre a inauguração da exposição de pintura “Geografias Inventadas” por Luís Athouguia, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
Considerado um dos grandes talentos do mundo artístico da sua geração, este artista tem vindo a apresentar os seus trabalhos em relevantes exposições e bienais de arte em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália. As suas obras são janelas abertas para a emoção. Durante a inauguração decorrerá uma visita guiada e um porto de honra. A exposição estará patente ao público até 3 de julho.
O Museu de Arte Sacra acolhe uma exposição muito especial, de 4 a 28 de junho.
“Os Bombeiros Vêm Ao Museu” é uma mostra de miniaturas de carros de bombeiros, viaturas antigas e outros objetos emblemáticos ligados à profissão de bombeiro.
A Biblioteca Municipal da Covilhã apresenta neste mês um conjunto importante de exposições que podem ser visitadas de 1 a 30 de junho.
A exposição “Palavras da Terra”, produzida pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e gentilmente cedida pela Biblioteca Municipal do Porto. A ideia que se pretende transmitir com esta mostra coloca a literatura como sendo uma outra forma de paisagem. Mas nem por isso a geografia verdadeira lhe é indiferente. Muitos dos nossos autores escreveram sobre Portugal, e recriaram nas suas obras uma geografia literária tão colorida e variada como a outra. É desses contrastes que esta exposição pretende falar – por imagens e palavras. Tão diverso como o Norte e o Sul, as terras altas e as terras baixas, o litoral e o interior, é o retrato de Portugal que cada autor nos deixou – bucólico, sarcástico, nostálgico ou visionário.
Ainda na Biblioteca Municipal, pode visitar a exposição “Recordando Matilde Rosa Araújo”, exposição bibliográfica da escritora de literatura infantil, lembrando os 95 anos do seu nascimento a 20 de junho de 1921.
No mês que assinala a morte de Luís Vaz de Camões e a Língua Portuguesa no Mundo (falam português cerca de 250 milhões de pessoas), a Biblioteca Municipal propõe aos seus leitores uma pequena viagem pela literatura das Comunidades de Língua Portuguesa, na exposição “Escritores da Lusofonia”.
Por último, a exposição “Cantares para os Santos – As Marchas Populares” apresenta alegres e populares letras cantadas nesta época do ano na região das Beiras.
Recordamos que continuam patentes ao público, até dia 30 de junho, a exposição de fotografia “Serra da Estrela Selvagem” de Tânia Araújo, no Auditório Municipal. Esta exposição integra várias fotografias que retratam o património natural e a vida selvagem do Parque Natural da Serra da Estrela, resultantes de um percurso de descoberta do lado selvagem desta magnífica montanha, com o objetivo de conhecer e dar a conhecer este lado da Serra da Estrela.
No Arquivo Municipal, continua disponível o evento comemorativo dos 830 Anos do 1º Foral da Covilhã: Segredos e Tesouros do Arquivo Municipal, em que se exibe uma exposição de pergaminhos e forais da Covilhã, a juntar a outras exposições, debates e iniciativas para crianças e jovens. Visitas guiadas aos depósitos, ações para as escolas, jogo lúdico “O selo do foral”, jogo pedagógico “A coroa de D. Sancho”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet