Por: Cristina Valente
O Grupo Típico "O cancioneiro de Castelo Branco" , organiza no próximo dia 13, sábado, mais uma edição do Folk - Festival Internacional cidade de Castelo Branco.
O Grupo Típico "O cancioneiro de Castelo Branco" , organiza no próximo dia 13, sábado, mais uma edição do Folk - Festival Internacional cidade de Castelo Branco.
O espetáculo vai ter lugar no anfiteatro das Docas, no centro da cidade, e conta com a participação da Associação Folclórica Y Cultural "Gaida" de Tías - Lanzarote, das ilhas Canárias. O Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa Maia do Douro Litoral, Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo de Salvaterra de Magos, Rancho Folclórico de S. Tiago de Silvade, Espinho e o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Casa do Povo de Arouca.
Durante o evento o cancioneiro vai apresentar alguns novos trajes que são resultado de uma recolha que tem feito na zona de Malpica do Tejo, com docentes da Universidade da Extremadura.
"São trajes muito diferentes daquele que até agora é conhecido como o traje de malpiqueira. Muito bonitos e em cores diferentes daquele que é conhecido." Afirma Adelino Carrilho da direção do Grupo Típico O Cancioneiro, acrescentando que este é mais um grande investimento que o grupo está a fazer, "fazer estes trajes, significa um forte investimento económico, são peças que ficam muito caras, mas é tem que ser feito assim para preservar a nossa história".
O responsável lamenta a falta de apoio por parte do Inatel, "O Inatel tem vindo a reduzir os apoios ao grupo, este ano, não apoiou o único projeto que tínhamos candidatado, o Folk, que se vai realizar apenas graças ao apoio da Câmara e Junta de Castelo Branco".
Aproveitando a presença da comitiva de Lanzarote, o Cancioneiro vai realizar na noite de dia 15, no largo de S. João, uma atividade extra-festival.
"Será uma noite dedicada ao folclore, às nossas tradições, para quem não foi ao festival, ou para quem foi e quer continuar a acompanhar-nos. Até porque consideramos que este largo [onde fica a nossa sede ] precisa de animação" conclui Adelino Carrilho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet