Por: Diario Digital Castelo Branco
A Actum – Associação Para a Dinamização, Defesa & Animação de Patrimónios e Artes, vai realizar no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, nos dias 18 e 19 de novembro, o 1º Encontro Patrimónios & Artes.
A Actum – Associação Para a Dinamização, Defesa & Animação de Patrimónios e Artes, vai realizar no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, nos dias 18 e 19 de novembro, o 1º Encontro Patrimónios & Artes.
Organizado com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, na edição de estreia o evento, cujo propósito principal é o de juntar especialistas e público em geral em torno da riqueza e diversidade cultural, é dedicado ao “Património Industrial e Meio Ambiente”, incluindo dois dias de colóquios e algumas atividades artísticas.
De entrada gratuita, o encontro arranca na sexta-feira, dia 18, pelas 14:00 horas, com a apresentação, na Devesa, do espetáculo de clown 'Os Silva', criação com interpretação de Roger Bento, inspirada na obra 'As seis propostas para o próximo milénio', de Italo Calvino.
A abertura será às 16 horas, no MFTPJ, seguindo-se meia hora depois a conferência inaugural, a cargo do professor doutor Jorge Custódio, presidente da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial. Às 17:30 terá lugar uma mesa-redonda para abordar a evolução histórica das práticas artesanais e industriais no concelho de Castelo Branco. Às 19 horas haverá uma mostra de vídeos sobre as temáticas exploradas, rematando com um momento musical pelo Nota de Passagem–Duo (violino: Nicolas Célis, violoncelo: Filipa Castilho).
Já no sábado, dia 19, o primeiro painel arranca às 9:30, para discutir a seguinte problemática: A Indústria e as preocupações ambientais. Fechado o debate, às 11:30 segue-se a mesa-redonda onde se irá analisar a temática: Património industrial e espaços museológicos. Às 14:30, na Devesa, terá lugar a reposição do espetáculo 'Os Silvas'.
Antes do encerramento do encontro, às 15:30 será realizada uma visita guiada ao centro de produção de seda da APPACDM e à Oficina do Bordado de Castelo Branco.
PROGRAMA
Sexta-feira, 18 de novembro
16:00 – Abertura oficial do encontro
16:30 – Conferência Inaugural: Património Industrial: Universalidade e singularidades dos valores das sociedades industriais.
Jorge Custódio (Presidente da APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial).
17:15 – Intervalo
17:30 – Mesa-redonda: Da Prática Artesanal à Prática Industrial no Concelho de Castelo Branco
Moderador: Manuel Lopes Marcelo
Preletores: Leonel Azevedo, Associação Comercial e Empresarial de Castelo Branco (ACICB),
19:00 – Mostra de vídeos
– Momento musical: Nota de Passagem-Duo
Sábado, 19 de Novembro
9:30 – Mesa-redonda: A Indústria e as preocupações ambientais.
Moderador: Domingos Santos
Preletores: Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), QUERCUS.
11:00 – Intervalo
11:30 – Mesa-redonda: Património Industrial e Espaços museológicos.
Moderador: Jorge Costa
Preletores: Pedro Salvado, Centro de Interpretação do Café (Delta Cafés), Museu do Têxtil de Cebolais de Cima, Jorge Portugal (Chão de Ferro).
13:00 – Intervalo para o Almoço
15:30 – Visita guiada: Centro de produção de seda da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Oficina do Bordado de Castelo Branco.
17:30 – Encerramento do encontro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet