Por: Diario Digital Castelo Branco
Como o Diário Digital já tínha adiantado a Filarmónica Retaxense foi a Lisboa para participar no desfile de bandas do primeiro de Dezembro, feriado da Restauração da Independência.
Como o Diário Digital já tínha adiantado a Filarmónica Retaxense foi a Lisboa para participar no desfile de bandas do primeiro de Dezembro, feriado da Restauração da Independência.
A organização do desfile foi mais uma vez do Movimento do 1º de Dezembro, da Câmara Municipal de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Esta organização conta para a realização deste Desfile Nacional com a colaboração de muitas bandas Filarmónicas e das diferentes autarquias que disponibilizam a ajuda logistica, já que muitos são os concelhos representados. Tambem a Câmara Municipal de Castelo Branco, apoiou a Filarmónica Retaxense, para que esta pudesse condignamente representar o concelho albicastrense.
No total foram 32 bandas filarmónicas a representar Portugal de norte a sul, e ainda uma filarmónica dos Açores. Cerca de mil e setecentos musicos envolvidos.
As bandas filarmónicas desfilaram na avenida da Liberdade, a retaxense foi a decima segunda e entoou a marcha “melopeia”, ao longo da avenida o muito publico entusiasmado , incentivava ao som das palmas.
No final do desfile os músicos eram formados e aguardavam pela apoteose final. Ribeiro e Castro presidente do Movimento 1º de Dezembro agradeceu o trabalho e esforço das bandas por ali estarem presentes, assim como a todos os municípios que colaboraram com as suas bandas.
De seguida o Tenente Duarte Cardoso, maestro da Banda Sinfónica do Exército, subiu ao palanque para dirigir os cerca de 1700 músicos, na execução do hino Maria da Fonte, a que seguiu o hino da Restauração e depois o momento mais emocioante com o Hino Nacional, era o terminar da cerimónia em apoteose.
“Afinal as Bandas Filarmónicas, quase todas centenárias, estão bem vivas, com a maioria delas a apresentarem formações muitos jovens cheias de força para continuar, os conservatórios de música mais populares do nosso país”. Afirmou Ribeiro e Castro para de seguida dizer que “as bandas merecessem do governo uma maior atenção, é nelas que a música está mais perto da população”. Declarou o presidente do Movimento 1º de Dezembro
Mais um dia fantástico de muito trabalho, esforço e dedicação, para direção, maestro e principalmente músicos da Filarmónica Retaxense, com o nome Retaxo e Castelo Branco a ser ouvido na capital.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet