Por: Diario Digital Castelo Branco
Câmara Municipal da Sertã promove iniciativa que assinala os 120 anos do nascimento do pintor e convida especialistas para conversa informal sobre arte e a obra deste vulto da cultura sertaginense.
Câmara Municipal da Sertã promove iniciativa que assinala os 120 anos do nascimento do pintor e convida especialistas para conversa informal sobre arte e a obra deste vulto da cultura sertaginense.
Os 120 anos do nascimento do pintor Túllio Victorino são o mote para uma tertúlia que a Câmara Municipal da Sertã organiza no próximo dia 14 de Dezembro, no Ateliê Túlio Victorino, em Cernache do Bonjardim, a partir das 16h30m. A vida e obra do pintor Túllio Victorino estarão em destaque nesta iniciativa, que junta os convidados Manuel Costa Cabral, Miguel Telles da Gama e Pedro Calapez. A moderação estará a cargo do escritor Miguel-Manso.
A tertúlia terá como objetivo a discussão informal de ideias sobre a pintura contemporânea portuguesa e o papel que o pintor Túllio Victorino desempenhou no seu seio. Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, refere que esta iniciativa “insere-se numa estratégia de promoção e divulgação da vida e obra do pintor Túllio Vitorino, natural do concelho, durante a qual foram já realizadas algumas exposições com quadros seus e com obras de outros pintores com quem tinha relações, como José Malhoa”.
José Farinha Nunes acredita que esta “aposta nos vultos culturais que nasceram no concelho imprime uma nova dinâmica ao sector da cultura e afirma a Sertã no panorama nacional, mostrando que no Interior também se presta atenção a estes fenómenos”.
Os convidados desta tertúlia são figuras ligadas ao mundo das artes. Manuel Costa Cabral é pintor e professor, tendo dirigido o Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 2011. Em 1973 fundou a escola independente Ar.Co- Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Por seu lado, o pintor Miguel Telles da Gama apresenta um percurso artístico bastante relevante, expondo regularmente desde o início da década de 1990 em galerias e instituições. Participou também em diversas exposições coletivas dentro e fora de portas, designadamente nos 50 anos da Galeria 111, em Lisboa, ou nas exposições «Cha-Co», em Santiago do Chile, e «Bridges/ International Art Exhibition», no National Museum of Ethiopia. Já Pedro Calapez é um artista plástico, que vive e trabalha na cidade de Lisboa. Começou a participar em exposições na década de 1970, tendo realizado a sua primeira exposição individual em 1982. Desde então, o seu trabalho tem sido mostrado em diversas galerias e museus em Portugal e no estrangeiro.
Esta tertúlia, que assinalará os 120 anos do nascimento de Túllio Victorino (nasceu a 14 de Dezembro de 1896), inclui ainda a projeção de um pequeno documentário sobre a vida e obra deste pinto
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet