Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 13 de abril de 2017

Idanha-a-Nova: Forum Cultural acolhe Cantares Quaresmais

Por: Diario Digital Castelo Branco

A riqueza espiritual e cultural do Ciclo Pascal inspirou o X Encontro de Cantares Quaresmais, em Idanha-a-Nova, que transportou os cânticos quaresmais e pascais para o Forum Cultural.

A riqueza espiritual e cultural do Ciclo Pascal inspirou o X Encontro de Cantares Quaresmais, em Idanha-a-Nova, que transportou os cânticos quaresmais e pascais para o Forum Cultural.

Coube um pouco de todo o Ciclo Pascal neste evento, que iniciou com as quaresmais “Encomendações das Almas”, práticas piedosas por intenção das almas, e terminou a alegria luminosa das “Alvíssaras” e das canções de romaria.

Os grupos participantes foram o Grupo de Cantares de Ínsua (Penalva do Castelo); o Grupo de Encomendação das Almas de Corgas (Proença-a-Nova); o Grupo da Amentação das Almas de Paranhos da Beira (Seia); e as Adufeiras de Monsanto (Idanha-a-Nova).

Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, no encontro estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, o presidente da Assembleia Municipal, João Dionísio, e o coordenador do projeto Mistérios da Páscoa em Idanha, António Catana.

O Município de Idanha-a-Nova, através do Centro de Artes 
Tradicionais, apresentou aqui um projeto para recuperação das flores de romaria, uma rara e antiga tradição do concelho.

No final, os participantes foram convidados a testemunhar o Grupo de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova, nas ruínas do castelo da vila, em pleno território dos rituais.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!