Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 14 de março de 2018

TT nacional arranca em força na Baja do Pinhal

Por: Diario Digital Castelo Branco

A primeira jornada dos campeonatos nacionais de Todo-o-Terreno de automóveis, motos, quads e SSV vai começar em grande. Na região do Pinhal Interior, os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã recebem, na próxima sexta-feira, dia 16, e no sábado, dia 17, a elite da modalidade para o início da temporada de 2018.

A primeira jornada dos campeonatos nacionais de Todo-o-Terreno de automóveis, motos, quads e SSV vai começar em grande. Na região do Pinhal Interior, os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã recebem, na próxima sexta-feira, dia 16, e no sábado, dia 17, a elite da modalidade para o início da temporada de 2018.

São mais de 130 participantes com destaque para os campeões nacionais em título de todas as categorias com excepção do de automóveis.

Além dos muitos participantes, a qualidade dos mesmos está assegurada na Baja TT do Pinhal. Nos automóveis, Alejandro Martins volta a uma região onde já foi muito feliz. Vencedor da edição de 2017, o piloto da Toyota Hilux tem em João Ramos, um forte adversário. Mas não terá de se preocupar, apenas, com o portuense.

O campeão de 2016, Nuno Matos, está de regresso às provas da Escuderia Castelo Branco com o Opel Mokka Proto.

Hélder Oliveira apresenta-se com o Mini Paceman e certamente procura os lugares da frente, tal como Pedro Ferreira, que vai correr com uma Ford Ranger igual à que Ricardo Porém utilizou para conquistar o título de 2017. De salientar, também, a inscrição de Rui Sousa que, começa, assim, a defesa do campeonato T2 vencido no ano passado. No total, são 42 os inscritos que vão percorrer as pistas desenhadas pelo clube albicastrense.

Nas motos, António Maio surge como favorito. O campeão nacional venceu a Baja TT do Pinhal em 2017, mas terá em Sebastian Buhler um rival duro de roer. Os dois pretendem protagonizar o duelo do último ano. Arnaldo Martins chega à primeira ronda da época como campeão em quads e assume o estatuto de principal candidato à vitória.

A competição em SSV antevê-se muito participada. É a lista mais longa da prova, com mais de 50 inscritos. Entre os que asseguraram a sua presença está o campeão, Bruno Martins, com um Can-Am. Este é o modelo mais escolhido pelas equipas que vão correr a Baja TT do Pinhal.

Neste extenso leque de pilotos, nota para a André Villas-Boas, que continua a correr depois da experiência no Dakar, para Ruben Faria, para o campeão nacional em automóveis de 2005, Pedro Grancha, que continua rendido aos SSV ou para Henrique Nogueira que se estreia na categoria.

“O interesse das equipas na Baja TT do Pinhal é, só por si, um sucesso para a prova. O ano começa da melhor maneira com uma extensa lista de participantes que emprestam muita qualidade à corrida. Acreditamos que temos uma estrutura montada capaz de responder às expectativas”, afirmou o director de prova para motos, quads e SSV, Sérgio Sequeira.

A Baja TT do Pinhal vai marcar pela diferença com a aposta numa classificativa espectáculo reservada a motos, quads e SSV. Desenhada em pleno centro da Sertã, a Power Stage é um sector com cerca de mil metros em que os concorrentes vão competir dois a dois, lado a lado. Esta é a primeira vez que uma prova do campeonato nacional vai ter um desafio deste género.

A Baja TT do Pinhal realiza-se nos dias 16 e 17 de Março nas pistas do Pinhal Interior, nos concelhos de Oleiros, de Proença-a-Nova e da Sertã. São 325 quilómetros contra o cronómetro entre prólogo e sectores selectivos.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!