Por: Diario Digital Castelo Branco
250 atletas organizados em 25 equipas participaram na XIII Estafeta Escolar, que se realizou na sexta-feira, dia 23 de março, uma prova organizada pelo Grupo de Deporto do Município de Proença-a-Nova, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, e que marcou o final do segundo período escolar.
250 atletas organizados em 25 equipas participaram na XIII Estafeta Escolar, que se realizou na sexta-feira, dia 23 de março, uma prova organizada pelo Grupo de Deporto do Município de Proença-a-Nova, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, e que marcou o final do segundo período escolar.
A prova, composta por dez etapas de um quilómetro cada, ligou as vilas de Sobreira Formosa a Proença-a-Nova num total dez quilómetros.
O objetivo é percorrer esta distância no menor tempo possível, promovendo também o espírito de equipa entre os participantes dos vários escalões.
O menor tempo registado foi de 43 minutos e 22 segundos, conseguido pela equipa do Secundário “Iluminados”. No escalão do 3º ciclo o melhor tempo foi alcançado pelos “Leds” com 46 minutos e 20 segundos, no 2º ciclo a equipa “Desliga a ficha” que completou a prova em 48 minutos e 40 segundos e, finalmente, a melhor equipa do 1º ciclo “Os Amadores” com 56 minutos e 58 segundos.
Este ano, esta prova contou ainda com 40 alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, pela mão do professor José Pires, que organizou a I Estafeta Escolar em 1985 em Proença-a-Nova, e que na altura contou com o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, como atleta. João Lobo relembrou a sua participação na competição e “apesar de não ter pertencido ao grupo dos vencedores, em grupo e de forma unida, conseguimos alcançar o objetivo ao qual nos propusemos. É exatamente este o objetivo da estafeta”.
Na ocasião foi também homenageado o professor José Pires pelo seu contributo para esta iniciativa que já vai na 13ª edição.
No final decorreu a entrega dos certificados de presença e das medalhas aos vencedores dos vários escalões, promovendo o convívio entre todos, cumprindo um dos principais objetivos da estafeta que é o de proporcionar momentos de intercâmbio entre as várias escolas e níveis de ensino. Veja algumas fotografias da XIII Estafeta Escolar na página oficial do Município no Facebook.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet