Por: Diario Digital Castelo Branco
Começa hoje, dia 19, a terceira edição da Feira Social In - Feira de Economia Social da Região de Castelo Branco. Hoje tem lugar na biblioteca o seminário sobre o tema "Criar Impacto com a inovação Social". A Feira será inaugurada às 17 horas pelo ministro do trabalho, da soclidariedade e da Segurança Social, José Vieira da ilva.
A terceira edição da Feira Social In – Feira de Economia Social da Região de Castelo Branco, que decorre de 19 a 22 de abril, no Centro Cívico e na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, promovida pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, contando na organização com a Câmara de Castelo Branco, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, a Associação Empresrial da Beira Baixa (AEBB) e a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa.
Na apresentação, o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Alves, começou por realçar o “êxito” das duas edições anteriores, para “agradecer o desafio de organizar a Feira”.
José Alves considerou que a Feira é importante por “mostrar o que de bom fazemos na nossa região” e adiantou que “esta edição é mais virada para as instituições”, que vê como “geradoras de emprego na nossa região” e concluiu que “é um privilégio ter instituições como estas, orientadas para aqueles que mais precisam”.
Por seu lado, o presidente da Amato Lusitano, Arnaldo Brás, confessou que “temos a certeza que esta edição vai ser um sucesso. Basta olhar para este grupo de parceiros”, revelando, no entanto, que “se não fosse a Câmara, a Amato Lusitano dificilmente poderia desenvolver os projetos que tem desenvolvido e estão em curso”.
Amato Lusitano, que recorda Arnaldo Brás, comemora este ano o 20º aniversário, que será assinalado no decorrer do certame.
Arnaldo Brás, defendo que “a Feira já marca um espaço, já criou uma marca”, realçou ainda que “esta é a última Feira Social IN deste contrato de Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS)”, mas assegura que a iniciativa “terá continuidade”.
O programa da Feira começa hoje, dia 19, às 10 horas, com a sessão de abertura, sendo que a partir das 11 horas decorrer o seminário de abertura, subordinado ao tema Criar impacto com a Inovação Social, moderado por Afonso Mendonça Pais, da Mentes Empreendedoras, e que conta com a participação de Karim Merali, da Aga Khan Foundation; Pedro Ricardo Gomes, da Montepio Social Tech; Jorge Pio, das Hortas Sociais, Quinta do Chinco; João Galveira, da GEOFundos; e Vítor Simões, da 4change.
A partir das 15 horas é apresentado Casos de Sucesso – O Empreendedorismo & Inovação Social em ação, moderado por Frederico Cruzeiro Costa, da Agência de Empreendedores Sociais, contando comas intervenções de Ângelo Campota, de A Avó Veio Trabalhar; Hugo Menino Aguiar, do projeto SPEAK; Celmira macedo, da Associação LEQUE – Ekui Cards; Joana Maia, da Tagus Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior; Ana Reis, da Hokkaido Healthy Living, e Maria Manuel Valentim, da Coração Delta.
Para as 17 horas está marcada a sessão de encerramento, que conta com a presença do ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet