Por: Diario Digital Castelo Branco
O concelho de Proença-a-Nova será novamente palco do 39.º Grande Prémio ABIMOTA / Altice, esta quinta-feira, dia 14, que este ano acolhe a meta da segunda etapa da prova.
O concelho de Proença-a-Nova será novamente palco do 39.º Grande Prémio ABIMOTA / Altice, esta quinta-feira, dia 14, que este ano acolhe a meta da segunda etapa da prova.
O pelotão irá percorrer 157,2 km entre Coruche e Proença-a-Nova, atravessando os concelhos de Mora, Ponte de Sor, Gavião e Mação. A entrada no concelho será feita através da freguesia de São Pedro do Esteval, seguindo em direção às Moitas, onde passarão junto ao Centro de Ciência Viva da Floresta, em direção à Zona Industrial. A chegada à vila será pela Rua Vila Melhorada, Rua Comendador Assis Roda, Largo dos Bombeiros, Rua de Santa Margarida, Rua Ezequiel Lopes Ribeiro, atravessando o viaduto do Parque Urbano e terminando na Rua Acúrcio Gil Castanheira, junto ao Espaço Infantojuvenil a partir das 17 horas.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destaca o facto de o concelho receber esta iniciativa desportiva há quatro anos consecutivos, assim como as condições naturais do território que “criam condições ímpares para a prática de vários desportos, do BTT ao todo o terreno, da escalada ao pedestrianismo, do trail running à orientação, entre muitos outros. No caso do ciclismo de estrada, de que o Grande Prémio Abimota é um excelente exemplo, os atletas encontram no nosso território percursos com diferentes graus de dificuldade, da exigência da Serra das Corgas ao desfrute permitido pelas planícies que nos caracterizam mais a sul do concelho. Em comum, a envolvente natural de que falava, a floresta que nos caracteriza e que nos poderá potenciar enquanto território”.
Com um total de 585,4 km, esta prova de ciclismo arranca em Lisboa já na próxima quarta-feira, dia 13 de junho e terminará em Águeda a 17 de junho. Em 2018, a competição integra 120 corredores distribuídos por 15 equipas (13 portuguesas e 2 espanholas) nas categorias Elite e Sub-23 que se preparam para disputar as oito camisolas da prova. Esta é a segunda corrida mais antiga de Portugal, em provas por etapas e a única no país com oito camisolas em disputa, não existindo outra prova de ciclismo de estrada com um número de camisolas igual ou superior em competição.
À semelhança do ano passado, todas as noites vão ser transmitidos os resumos dos melhores momentos de cada etapa, num dos canais temáticos da Sport TV, parceiro da prova.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet